Capa

Tudo pronto para o Sul-americano de Cavalos Novos e a final do Grand Slam Mystic Rose valendo vaga para o Mundial de 2025

30.07.2025  |    291 visualizações ESPORTE 1

Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.

A partir desta quinta-feira, 31, até domingo, 3/8, o Haras Cooper, na região de Campinas no interior paulista, sedia o Campeonato Sul-americano de Cavalos Novos que também coincide com a 4ª e última Etapa Grand Slam Mystic Rose, valendo vaga para o Mundial de Cavalos Novos 2025 - FEI WBFSH Jumping World Breeding Championship For Young Horses 2025 - em Lanaken, na Bélgica, entre 24 e 28/9. Em paralelo, ainda acontece o Campeonato Paulista do Interior.

O Sul-americano de Cavalos Novos e o Grand Slam Mystic Rose são voltados para Cavalos Novos de 5, 6 e 7 anos formando uma vitrine internacional com melhores produtos e genética registrados no studbook da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalos de Hipismo.

Na quinta-feira, 31/7, e sexta-feira, 1/8, rolam as duas qualificativas individuais e as grandes finais do Sul-americano acontecem no domingo, 3/7. O resultado final do Sul-americano também será válido pela 4ª e decisiva etapa do Grand Slam Mystic Rose.

Sobre o Grand Slam Mystic Rose

A disputa pelas vagas no Mundial - o FEI WBFSH Jumping World Breeding Championship For Young Horses 2025 - em Lanaken, entre 24 e 28 de setembro, está acirradíssima. Vale observar que pontuação computada para a Seletiva – Grand Slam Mystic Rose – Lanaken foi obtida a cada uma das duas provas das três etapas. Agora Campeonato Sul-Americano, com participação obrigatória para os candidatos a uma vaga em Lanaken, a pontuação será pela classificação geral do Campeonato e tem peso maior. Os cavalos campeões terão as despesas aéreas pagas para o Mundial de Cavalos Novos.

Ao todo constam no processo seletivo somando as três primeiras seletivas: 139 cavalos registrados no studbook da Associação Brasileira do Cavalo Brasileiro de Hipismo (ABCC): 7 anos, 48 cavalos, 6 anos, 53, 5 anos, 40.

Na série 7 anos, Nubalou da Cabana (Balou du Rouet x Kannan) conduzida por José Luiz Guimarães de Carvalho está na liderança. Na série 6 anos, Whitney des Flandres (Willem x Vigo D´Arsouilles) apresentada por Felipe Juares vem à frente.

E, finalmente, na categoria 5 anos há um triplo empate na liderança: Khan Mystic Rose (TE) e Chantilly Mystic Rose (TE) (Glasgow van het Merelsnet x Calido I), ambos apresentados por João Paulo Gouvea, e Stay Out Trapiche (Non Plus Ultra III x Emília Trapiche) na condução do 3º Sargento Paulo de Miranda.

Sistema de classificação do Sul-americano 2025

Cada conjunto acumula pontos nas provas qualificatórias: o primeiro colocado recebe 0 pontos, o segundo 2 pontos, o terceiro 3 pontos, e assim por diante. Os 30 conjuntos com menor somatória vão à final — com desempates inclusos e vantagem para quem zerar as duas seletivas qualificativas. Animais que participarem da Farewell Round (prova de consolação) não estarão aptos à final.

O Sul-americano é organizado sob os regulamentos da Federação Equestre Internacional (FEI) e Confederação Brasileira de Hipismo. 

Sul-americano de Cavalos Novos - Ordens de Entrada e Resultados

Grand Slam Mystic Rose - site oficial

Informações para Imprensa

Carola May +55 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br

Leia também...
19.07.2025

O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.

17.07.2025

Percorrer 120,5 km a cavalo é o desafio de 42 competidores de sete países na competição que movimenta as trilhas do Haras Albar nesta sexta-feira, 18/7, em Campinas (SP).

15.07.2025

Com participação de amazonas e cavaleiros de 7 países, competição movimenta as trilhas do Haras Albar, em Campinas (SP), de 16 a 20/07

13.07.2025

Com nova montaria, a égua Tanagra JMen III, de apenas 10 anos, Zé Roberto garantiu o seu primeiro título brasileiro Senior Top (rendimento máximo) após um hiato de 5 anos. O campeão pan-americano Stephan Barcha, 3º colocado, manteve a liderança do ranking brasileiro da categoria após 6 e 11 etapas.