Um show de resistência e técnica, o Pan Brasil de Enduro Equestre 2025 – FEI Endurance Pan American Championship for Seniores & Young Riders - competição de longa distância (120,5 km), objetiva mostrar a funcionalidade do cavalo, conciliando velocidade e resistência, além de proporcionar interação entre homem e animal em trilhas desenhadas em meio a natureza. Mulheres e homens competem em igualdade, e já são milhares de praticantes distribuídos em mais de 60 países.
Atualmente, o Enduro Equestre, que nasceu nos Estados Undos em 1955 e foi oficializado em 1983 pela Federação Equestre Internacional (FEI), é o esporte a cavalo que mais cresce no mundo. No Brasil, o Enduro Equestre faz parte das modalidades chanceladas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
O Pan-americano de Enduro Equestre que teve a primeira edição em 1997 em South of Bend, no Oregon, Estados Unidos - é realizadaoa cada dois anos e chega a 14ª edição com atrações que começam nessa quarta-feira, 16/7, com o “Desfile das Nações” a partir das 16hs no Haras Albar, em Campinas, interior paulista. Participam da disputa 42 conjuntos (cavalo / cavaleiro) distribuídos entre as categorias Adulto e Young Riders e representando sete países: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México e Uruguai.
É a segunda vez que o país é palco do evento. A primeira vez foi em 2007, também em Campinas, e em paralelo aos Jogos Pan-americanos do Rio.
O Brasil que já soma 21 medalhas - 7 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze - entre Adultos e Young Riders, por equipe e individual.
Nessa 14ª edição da competição, o Time Brasil da categoria Adulto é formado pelas duplas: Ana Carla Maciel / Piva Endurance, Antonio Marcelino Gomes Neto / Pasha Partout SBV, Felipe de Azevedo Morgulis / Gladiador SBV, José Caio Frisoni Vaz Guimarães / Stud Brasil Itajara, Juliana P. C. Moreira / Onix Endurance e, na reserva, Rodrigo Saliba / Charlton Rach.
O Time Brasil Young Riders é composto pelos conjuntos: Diogo de Oliveira Martins / CP Latifa, Gustavo M. Ulsenheimer / RG Kamen, Jheniffer do Rocio Silva de Lara / RG El Cida, Lavinya Laçalvia Ferreira / Baruc do Triunfo, Sofia Engels / Miranda Rach e na reserva, João Vitor Bagarolli Rodrigues / Bellodalix SBV.
A disputa pelos pódios do Pan-americano acontece na sexta-feira, 18, mas as competições continuam ao longo do final de semana com um Concurso de Enduro Nacional (CEN) no sábado, 19, com participação de 53 inscritos, e finaliza no domingo (20) com o Open Haras Albar com 44 atletas nas trilhas do Haras Albar.
O evento organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), com Marcelo Ulsenheimer frente à diretoria, e Haras Albar e seu titular Carlos Augusto Amaral Paes de Barros, com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI) é aberto ao público.
**
SERVIÇO
Pan-americano de Enduro Brasil 2025
FEI Endurance Pan american Championship for Seniors & Young Riders
16 / 07 – Desfile das Nações às 16hs
18 / 07 - 14º Pan-americano de Enduro Equestre
19 /07 - Concurso de Enduro Nacional (CEN)
20 /07 - Open Haras Albar
Informações para Imprensa
Carola May +55 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br
Rute Araújo +55 11 99131.4712 - ruthe.araujo@uol.com.br
Rafael Martins +55 11 99114.4202 - marketing@cbh.org.br (presente no Haras Albar todos os dias)
Uma conquista memorável, após 16 anos, Monique foi a primeira amazona a vencer o cobiçado GP Internacional, que também foi primeiro na carreira da jovem amazona paranaense. Monique treina com o olímpico e campeão pan-americano Vitor Teixeira, o primeiro vencedor do GP em 1991.
Neste domingo, 24, o GP Longines, a 1.60m, encerra o Internacional CSI4*-W Longines São Paulo Horse Show. Diretor geral do COB, Emanuel Rego está acompanhando o principal Concurso em recinto fechado da América do Sul.
A qualificativa do GP, a 1.50/155m, serviu como esquenta para o GP Longines - Troféu Jayme Loureiro Filho, a 1.60m, válido para Final da Copa do Mundo 2026 e 7ª Etapa do ranking brasileiro Senior Top no domingo, 24/8, com 1 milhão de reais em jogo que encerra o 35º Indoor na Hípica Paulista.
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.