Um show de resistência e técnica, o Pan Brasil de Enduro Equestre 2025 – FEI Endurance Pan American Championship for Seniores & Young Riders - competição de longa distância (120,5 km), objetiva mostrar a funcionalidade do cavalo, conciliando velocidade e resistência, além de proporcionar interação entre homem e animal em trilhas desenhadas em meio a natureza. Mulheres e homens competem em igualdade, e já são milhares de praticantes distribuídos em mais de 60 países.
Atualmente, o Enduro Equestre, que nasceu nos Estados Undos em 1955 e foi oficializado em 1983 pela Federação Equestre Internacional (FEI), é o esporte a cavalo que mais cresce no mundo. No Brasil, o Enduro Equestre faz parte das modalidades chanceladas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
O Pan-americano de Enduro Equestre que teve a primeira edição em 1997 em South of Bend, no Oregon, Estados Unidos - é realizadaoa cada dois anos e chega a 14ª edição com atrações que começam nessa quarta-feira, 16/7, com o “Desfile das Nações” a partir das 16hs no Haras Albar, em Campinas, interior paulista. Participam da disputa 42 conjuntos (cavalo / cavaleiro) distribuídos entre as categorias Adulto e Young Riders e representando sete países: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México e Uruguai.
É a segunda vez que o país é palco do evento. A primeira vez foi em 2007, também em Campinas, e em paralelo aos Jogos Pan-americanos do Rio.
O Brasil que já soma 21 medalhas - 7 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze - entre Adultos e Young Riders, por equipe e individual.
Nessa 14ª edição da competição, o Time Brasil da categoria Adulto é formado pelas duplas: Ana Carla Maciel / Piva Endurance, Antonio Marcelino Gomes Neto / Pasha Partout SBV, Felipe de Azevedo Morgulis / Gladiador SBV, José Caio Frisoni Vaz Guimarães / Stud Brasil Itajara, Juliana P. C. Moreira / Onix Endurance e, na reserva, Rodrigo Saliba / Charlton Rach.
O Time Brasil Young Riders é composto pelos conjuntos: Diogo de Oliveira Martins / CP Latifa, Gustavo M. Ulsenheimer / RG Kamen, Jheniffer do Rocio Silva de Lara / RG El Cida, Lavinya Laçalvia Ferreira / Baruc do Triunfo, Sofia Engels / Miranda Rach e na reserva, João Vitor Bagarolli Rodrigues / Bellodalix SBV.
A disputa pelos pódios do Pan-americano acontece na sexta-feira, 18, mas as competições continuam ao longo do final de semana com um Concurso de Enduro Nacional (CEN) no sábado, 19, com participação de 53 inscritos, e finaliza no domingo (20) com o Open Haras Albar com 44 atletas nas trilhas do Haras Albar.
O evento organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), com Marcelo Ulsenheimer frente à diretoria, e Haras Albar e seu titular Carlos Augusto Amaral Paes de Barros, com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI) é aberto ao público.
**
SERVIÇO
Pan-americano de Enduro Brasil 2025
FEI Endurance Pan american Championship for Seniors & Young Riders
16 / 07 – Desfile das Nações às 16hs
18 / 07 - 14º Pan-americano de Enduro Equestre
19 /07 - Concurso de Enduro Nacional (CEN)
20 /07 - Open Haras Albar
Informações para Imprensa
Carola May +55 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br
Rute Araújo +55 11 99131.4712 - ruthe.araujo@uol.com.br
Rafael Martins +55 11 99114.4202 - marketing@cbh.org.br (presente no Haras Albar todos os dias)
Com nova montaria, a égua Tanagra JMen III, de apenas 10 anos, Zé Roberto garantiu o seu primeiro título brasileiro Senior Top (rendimento máximo) após um hiato de 5 anos. O campeão pan-americano Stephan Barcha, 3º colocado, manteve a liderança do ranking brasileiro da categoria após 6 e 11 etapas.
José Reynoso lidera a corrida individual pelo título brasileiro Senior Top, seguido por Francisco Musa e Flávio Grillo empatados em 2º, Stephan Barcha, Raphael Machado Leite e Luciana Lóssio empatados em 4º. Domingo, 13, tem decisão individual no Clube Hípico de Santo Amaro.
Após a 1ª parcial do Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão, Stephan Barcha, bicampeão, que veio especialmente da Europa, ao lado Raphael Machado Leite vêm empatados em 1ª lugar. Confira quem foram os últimos 14 campeões.
Somente quatro conjuntos zeraram os três percursos do GP Rolex que distribuiu 1,5 mil euros em premiação, com mais um importante resultado para Stephan Barcha que também garantiu duas vitórias e dois vices no CHIO Aachen, considerado a meca do hipismo mundial.