Neste domingo, 13/7, José Roberto Reynoso Fernandez faturou o título de campeão brasileiro Senior Top (rendimento máximo), a 1.55/1.60m, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) e, de quebra o hexa brasileiro 2025/2020/2019/2018/2016/2015. O cavaleiro olímpico paulista José Roberto apresentou Tanagra JMen, égua BH de apenas 10 anos que fez sua estreia nesse nível de competição. A dupla fechou as três provas - totalizando quatro percursos armados por Erica Sportiello - com apenas 1 falta na 1ª volta do GP Final e novamente pista limpa na 2ª volta.
O vice-campeonato coube ao brasiliense Flávio Grillo Araújo com Lorentino JMen, campeão do ranking brasileiro Senior Top 2024, com apenas oito pontos perdidos ao longo da competição, uma no primeiro dia e uma na 1ª volta do GP. Já o 3º posto foi do atual campeão pan-americano e cavaleiro olímpico Stephan Barcha, que veio especialmente da Europa para a competição, e montando Chevaux Chantily JMen, emplacou em 3º lugar, mantendo a liderança do ranking brasileiro Senior Top 2025 após 6 de 11 etapas.
Zé Roberto, sem dúvida, estava mais que satisfeito. "É uma alegria muito grande. A Tanagra é uma égua que eu monto desde nova, escolhi ela lá na Haras Agromen. Sempre tive muito carinho, gostava muito dela, uma égua que poucas pessoas acreditavam. Mas eu sempre tive um sentimento muito bom por ela. Gostava de chegar e montar ela primeiro. Ela teve um acidente e um tumor travou um pouquinho a traqueia dela e tivemos que interromper a trajetória dela. Foi operada e agradeço muito toda a equipe veterinária que se empenhou na recuperação dela", destacou Zé. "Quando ela voltou ainda fraca, nunca desistimos e sempre acreditamos nela. E hoje a gente deu a volta por cima", contou o campeão.
"No último GP no Rio já saltamos bem. Agora eu estava meio na dúvida se já era hora de fazer um Campeonato, a 1.60m. Mas aí meu sentimento e também e minha motivação de estar sempre presente nas melhores provas do Brasil, eu preferi arriscar um pouco. E ela foi me surpreendendo a cada dia, a cada percurso, a cada salto ela foi se doando e fazendo o melhor dela. Então, agradeço muito ao Haras Agromen pela oportunidade de montar ela e toda a minha equipe. Como eu sempre falo que eu não ganho sozinho, eu ganho com todos eles, porque sem eles eu não seria ninguém. Obrigado a todos vocês que torceram pela gente."
Ao todo, o GP distribuiu 260 mil reais em premiação e contou com presença do técnico Time Brasil de Salto Piet Raijmakers ao lado de Constantino Scampini, presidente da CBH, e Francisco José Mari, presidente do CHSA. A disputa também foi válida pela 6ª de 11 etapas do ranking brasileiro Senior Top 2025. O próximo GP será em 24/8 na grande final do Internacional 35º Indoor Longines São Paulo Horse Show, na Sociedade Hípica Paulista.
Campeonato Brasileiro Senior Top 2025
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Tanagra JMen III - FPH - 4 pp
Vice Flavio Grillo Araújo / Lorentino JMen - FHBr - 8 pp
3º Stephan de Freitas Barcha / Chevaux Chantily JMen - FHBR - 12 pp
4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Cornet Shot JMen - FPH - 19 pp
5º Raphael Machado Leite / Special Marathon Nina Blue M Secco - FPH - 24 pp
6º Luis Gustavo Godinho / Cezanna C JMen - FPH - 30 pp
Informações para imprensa
Carola May
Imprensa CBH whatsapp +55 11 99715.9499
Com participação de amazonas e cavaleiros de 7 países, competição movimenta as trilhas do Haras Albar, em Campinas (SP), de 16 a 20/07
José Reynoso lidera a corrida individual pelo título brasileiro Senior Top, seguido por Francisco Musa e Flávio Grillo empatados em 2º, Stephan Barcha, Raphael Machado Leite e Luciana Lóssio empatados em 4º. Domingo, 13, tem decisão individual no Clube Hípico de Santo Amaro.
Após a 1ª parcial do Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão, Stephan Barcha, bicampeão, que veio especialmente da Europa, ao lado Raphael Machado Leite vêm empatados em 1ª lugar. Confira quem foram os últimos 14 campeões.
Somente quatro conjuntos zeraram os três percursos do GP Rolex que distribuiu 1,5 mil euros em premiação, com mais um importante resultado para Stephan Barcha que também garantiu duas vitórias e dois vices no CHIO Aachen, considerado a meca do hipismo mundial.