Nesta sexta-feira, 6/6, o Time Brasil de Salto liderado pelo novo técnico Piet Raijmakers conquistou a medalha de bronze na importante Copa das Nações do CSIO5* de La Baule, na França. A equipe foi formada - seguindo a ordem de largada na disputa que contou com 10 equipes top mundiais - por Luciana Diniz com Vertigo du Desert, oito pontos na 1ª volta (resultado descartado) e pista limpa na 2ª, Pedro Veniss com Nimrod de Muze Império Egípcio, uma falta na 1ª volta e percurso limpo na 2ª, a dupla campeã pan-americana Stephan Barcha com Chevaux Primavera Império Egípcio, único a zerar os dois percursos, e Rodrigo Pessoa com Major Tom, que registrou um derrube na 1ª volta e não precisou saltar a 2ª, porque o Brasil já havia garantido bronze totalizando apenas oito pontos perdidos (duas faltas), em 205s35.
A cada rodada, conforme a regra, as equipes têm direito a descarte do conjunto com maior pontuação. A Irlanda sagrou-se campeã com zero ponto perdido em 207s44 (soma dos melhores tempos da 2ª volta) e o Time da Bélgica garantiu o vice, uma falta, 207s44. Da 4ª à 6ª colocação chegaram, respectivamente, as fortes equipes da Suécia, Grã-Bretanha e Suíça. A disputa distribuiu 250 mil euros (cerca de R$ 1,6 milhão) em premiação.
O Brasil já venceu a Copa das Nações de La Baule em duas ocasiões: em 2023 e 2018. Dois conjuntos campeões em 2023 integraram o Time Brasil na edição 2025: Stephan com Chevaux Primavera Império Egípcio e Rodrigo Pessoa com seu Major Tom, que na ocasião fez duplo zero. Além do novo técnico Piet Raijmakers, Tatiana Gutierrez, secretaria geral da CBH, e Rogério Saito, veterinário do Time Brasil, e Nelson Pessoa Filho, o Neco, também está presente, entre outros. Ainda a destacar, a fundamental contribuição de todos os tratadores para os resultados do Brasil.
Stephan Barcha faturou prova de velocidade
Em ótima forma, mais cedo nesta sexta-feira, 6/5, Stephan Barcha e Dirka Império Egípcio, a craque sela-francesa de 12 anos, garantiram a vitória no Prêmio Proconfort-Horsewear, a 1.45m, no CSIO5* La Baule, na França. A dupla - que já havia conquistado um vice a 1.45m em 5/6 - venceu com percurso limpo, em 57s09, e foi a único a andar abaixo da casa dos 58 segundos, entre demais 59 conjuntos. O 2º posto coube ao italiano Emilio Bicocchi com Hemerald D´Argonne, que zerou em 58s11.
“Fiz um plano para o percurso, mas na verdade não segui, porque ela é tão especial, que vou ajustando ao decorrer”, declarou o Stephan, atual campeão pan-americano e 5º em Paris 2024, à mídia local. “Ela é tão cuidadosa e quente. Às vezes é um pouco difícil no aquecimento, mas uma vez no percurso ela é simplesmente uma vencedora. Ao final, eu só tenho que colocá-la na direção certa.”
Agenda - Desde já, todas as expectativas estão voltadas para o GP5* Rolex Ville De La Baule, 1.60m, no domingo, 8/6, em que mais uma vez, o Brasil deve contar com forte participação.
Copa das Nações CSIO8* La Baule 2025
3º Brasil - 8/205s45
Luciana Diniz / Vertigo du Desert - (8)/0
Pedro Veniss / Nimrod de Muze Império Egípcio - 4/0
Stephan Barcha / Chevaux Primavera Império Egípcio - 0/0
Rodrigo Pessoa / Major Tom - 4/FF
Campeã Irlanda - 0 pp - 210s40
Bertram Allen / Conquest de Rigo - 0/0
Seamus Hugues Kennedy / Esi Rocky - 0/0
Tom Wachman / Tabasco de Toxandria Z (8)/0)
Cian O´Connor / Benley de Sury - 0/FF
Vice Bélgica - 4 pp /207s44
Nicola Philippaerts / Katanga V/H Dingeshof
Pieter Devos / Casual DV Z
Abdel Said / Bonnie Amie
Gills Thomas / Ermitage Kalone
Informações para imprensa:
Carola May - 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br
Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.
O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.
Percorrer 120,5 km a cavalo é o desafio de 42 competidores de sete países na competição que movimenta as trilhas do Haras Albar nesta sexta-feira, 18/7, em Campinas (SP).
Com participação de amazonas e cavaleiros de 7 países, competição movimenta as trilhas do Haras Albar, em Campinas (SP), de 16 a 20/07