A Festa Prêmio Hipismo Brasil - condecorou os campeões do ranking brasileiro em oito modalidade - no Jockey Club São Paulo, na noite da quinta-feira, 3/4. Constantino Scampini, novo no presidente da CBH no ciclo olímpico até 2028, e Fernando Sperb, ex-presidente, deram as boas-vindas a todos. Marcaram presença, entre outras personalidades, Marco Antonio La Porta e Yane Marques, presidente e vice-presidente do COB, Yohannson Nascimento, vice-presidente do CPB, Major Rodrigo Barros de Oliveira, comandante da Escola de Equitação do Exército, Coronel Marcelo Ferme, vice-presidente da Comissão de Desportos do Exército, e Luiz Roberto Giugni, atual membro do comitê da PAEC - Pan-american Equestrian Confederation. Tatiana Gutierrez, secretaria geral na última e atual gestão, também participou da cerimônia e toda premiação.
"Estamos muito gratos e felizes em premiar todos aqueles que se destacaram no ano de 2024. O Brasil teve boas participações em todas as modalidades, fazendo do esporte uma força maior. Hoje estamos apresentando os campeões e o resultado de uma excelente gestão anterior, à qual sou grato por me entregar uma CBH absolutamente em ordem e com as nossas federações em harmonia. Vamos trabalhar para manter esse legado e melhorar a cada vez mais o nosso esporte", destacou Constantino Scampini.
Fernando Sperb, ex-presidente, a exemplo de Scampini, agradeceu a presença e apoio das personalidades e abordou alguns pontos de sua gestão. "Trabalhamos pela fortificação da CBH em todos os setores, nossa arrecadação subiu 250% e a consequência disso é o crescimento do hipismo. Se nossa medalha olímpica não veio dessa vez, tivemos o 5º lugar maravilhoso no Salto do Stephan Barcha, aqui presente."
Marco Antonio La Porta, presidente do COB, também fez um pronunciamento. "É um prazer estar aqui ao lado de amigos. O hipismo é uma modalidade muito importante para o Comitê Olímpico. Em 1948, fez sua estreia em Jogos Olímpicos e temos três medalhas que nos orgulham muito. Ao final da gestão do Fernando (Sperb), conseguimos entregar uma potência pan-americana e em Paris estivemos próximos de uma medalha e tenho certeza de que com seriedade e trabalho novas conquistas vem mais cedo ou tarde. O COB está muito tranquilo quanto aos rumos que o hipismo está tomando. A CBH tem uma governança segura e uma gestão eficiente. Parabéns a todos: é uma noite de festa, vamos celebrar os resultados dos atletas", disse La Porta.
Os atletas olímpicos de Paris 2024 também foram homenageados e muito bem representados por Stephan Barcha, 5º colocado individual no Salto e que veio especialmente da Europa, para a premiação e o Concurso 9º SHP Open, na Hípica Paulista, que segue até domingo, 6/4.
Finalmente, a mestre de cerimônia Roberta Milani, em nome da CBH e comunidade do hipismo, homenageou e agradeceu o legado de Maria Angela Aguiar (in memoriam), titular do Haras Império Egípcio, pelo seu legado na criação nacional e incentivo ao esporte nacional e nacional. Dando início à premiação subiram ao palco, pela ordem, os campeões de Tambor, Atrelagem, Volteio, Enduro, a modalidade paralímpica Paradestramento e as olímpicas Hipismo Completo, Adestramento e Salto.
Flavio Grillo Araújo, cavaleiro amador de Brasília, faturou pela primeira vez o título do ranking brasileiro Senior Top (rendimento máximo) na modalidade Salto, mostrando que no hipismo um atleta amador pode competir no mesmo nível dos profissionais. Também no Salto, entre as 20 diferentes categorias, 50% são homens ou 50%, mulheres, neste que é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade.
No Adestramento, entre as 18 categorias, oito cabem às amazonas e o título Senior Top foi de Murilo Machado Augusto com Jorge VO, integrante do Time Brasil, medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos 2022. Já no Hipismo Completo, nove dos 15 premiados são amazonas. A vitória na categoria Senior é do Coronel Fabrício de Caldas Albuquerque. Já no Paradestramento foram nove os premiados, entre eles, quatro amazonas.
Já no Enduro, 15 dos 27 premiados são amazonas. Na categoria Velocidade Livre 3* José Caio Frisonin foi o campeão e a Ana Carla Maciel, a campeã Velocidade Livre 2*. No Volteio, o ranking das 10 categoria tem vitória feminina e na Atrelagem e Tambor há equilíbrio entre homens e mulheres.
Relação completa dos premiados clique aqui.
Fotos de todos os premiados >>> https://drive.google.com/drive/folders/1RiuyaxhE_zc0T-EQIkuQGA4ytU9a9qI0
Informações Imprensa:
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; 11 99715 9499
Concurso de Salto Nacional 5* SHP Open chega a sua 9ª edição e segue até domingo, 6/4, na Sociedade Hípica Paulista, com participação da elite do esporte, amadores e jovens talentos.
Estão confirmados presidentes do Comitês Olímpicos e Paralímpicos. Constantino Scampini, novo presidente do CBH, é o anfitrião, ao lado do ex-presidente Fernando Sperb. No único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade há equilíbrio entre os premiados.
Tradicional Sociedade Hípica Paranaense reuniu a base e elite do hipismo. Agora já começa contagem regressiva para o 9º SHP Open, primeiro Nacional de Saltos 5* em 2025, na primeira semana de abril na Hípica Paulista.
Cavaleiro medalhista pan-americano iniciou a carreira limpando cocheiras, na Coudelaria Ilha Verde, de José Victor Oliva, passou a cavalariço na equipe do olímpico João Victor Macari Oliva, aprendeu a montar e hoje é cavaleiro internacional.