Chegou a hora da Prêmio Hipismo Brasil que acontece nessa quinta-feira, 3 de abril, nos salões do Jockey Club São Paulo. Serão condecorados os melhores do ano de 2024 em oito modalidades, três olímpicas e uma paralimpica - Salto, Adestramento, Hipismo Completo e Paradestramento, além do Enduro, Volteio, Atrelagem e Tambor.
Ao lado da diretoria, o anfitrião Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo olímpico até Los Angeles 2028, estará frente à premiação que também conta com Fernando Sperb, presidente da CBH na gestão anterior 2022 a 2024. Os presidentes de todas as 21 federações estaduais e da Comissão de Desportes do Exército estão convidados. Nesse início de um novo ciclo olímpico, Constantino Scampini recepcionará os convidados e falará sobre seus principais objetivos e metas.
Marco Antônio La Porta, novo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Yane Marques, vice-presidente do COB, também prestigam a premiação. José Antônio Ferreira Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e seu vice Yohansson Nascimento estão confirmados. Outra presença ilustre é de,José Roberto Guimarães, o tricampeão olímpico de vôlei, que tem no hipismo um de seus hobbys favoritos.
Flavio Grillo Araújo, cavaleiro amador de Brasília, faturou pela primeira vez título do ranking brasileiro Senior Top na modalidade Salto, mostrando que no hipismo um atleta amador pode competir no mesmo nível dos profissionais. Também no Salto, entre as 20 diferentes categorias, 50% são homens ou 50%, mulheres, neste que é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade.
E é desde a base que se formam grandes campeões: a amazona Giovana Cicci Farinha Moura é campeã do ranking Pré-mirim 2024 e bicampeã do ranking mini-mirim 2021 e 2023. Outras consagradas amazonas como Patrícia Watt Vianna, campeã do ranking Amador 1.20m e Flávia Junqueira Lopes, campeã do ranking Master Top 1.30m, também acumulam títulos ao longo dos anos. Flávio Grillo receberá um carro 0km pela sua conquista.
No Adestramento, entre as 18 categorias, oito cabem às amazonas e o título Senior Top coube a Murilo Machado Augusto com Jorge VO, integrante do Time Brasil, medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos 2022. Já no Hipismo Completo, nove dos 15 premiados são amazonas. A vitória na categoria Senior é do Coronel Fabrício de Caldas Albuquerque. Já no Paradestramento são nove os premiados e quatro são Amazonas, entre eles, Alexandra Moutinho de Souza Benites, que também garantiu um título no Adestramento.
Já no Enduro, 15 dos 27 premiados são amazonas. Na categoria Adultos 3* José Caio Frisonin foi o campeão e a Ana Carla Maciel, a campeã Adultos 2*. No Volteio, o ranking das 10 categoria tem vitória feminina e na Atrelagem e Tambor há equilíbrio entre homens e mulheres.
Também não vão faltar homenagens, em especial, a Maria Angela Aguiar (in memoriam), ligada aos cavalos desde a infância, criadora apaixonada, apoiadora de cavaleiros e competições, que que ultrapassaram fronteiras. Em 2023, veio a sonhada medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Em 2024, o 5º lugar nos Jogos Olímpicos de Paris e certamente seu legado ainda trará muitas outras vitórias.
Consulte a relação completa dos premiados
Informações para imprensa:
Carola May + 55 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Tradicional Sociedade Hípica Paranaense reuniu a base e elite do hipismo. Agora já começa contagem regressiva para o 9º SHP Open, primeiro Nacional de Saltos 5* em 2025, na primeira semana de abril na Hípica Paulista.
Cavaleiro medalhista pan-americano iniciou a carreira limpando cocheiras, na Coudelaria Ilha Verde, de José Victor Oliva, passou a cavalariço na equipe do olímpico João Victor Macari Oliva, aprendeu a montar e hoje é cavaleiro internacional.
A disputa distribuiu 1 milhão de euros, cerca de 6 milhões e 250 mil reais, em premiação. O Rolex Grand Slam of Showjumping é disputado em quatro etapas e as próximas acontecem no CHIO5* Aachen, na Alemanha, CSI5* Spruce Meadows, no Canadá, no finalmente em CHI5* Genève, na Suíça.
Radicado na Europa há 10 anos, o amazonense João Victor Castro, 27, vem se firmando na elite do hipismo mundial. Felipe Guinato também garantiu classificação pelo Brasil.