No sábado, 23/11, o cavaleiro brasiliense Flávio Grillo foi o grande destaque do GP Internacional Vinci Partners, a 1.60m, no 86º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro. Montando PHBR Lorentino JMen, de 15 anos, Flávio foi o único cumprir os dois percursos, idealizados pelo olímpico Guilherme Jorge Jorge, sem faltas. De quebra, com a maior conquista da carreira da dupla que se estabeleceu há 9 anos, Grillo garantiu seu primeiro título no ranking brasileiro Senior Top.
Ao todo estiveram largaram no GP, válido pela 10ª e última etapa do ranking brasileiro Senior Top e liga sul-americana para Copa do Mundo 2025, 24 conjuntos. Também com grande atuação Ivo Roza Filho montando Umburanas Legendary JMen foi vice com apenas uma falta na 2ª volta, em 52s54. Já a 3ª posição coube a Gabriel Kayan Magalhães com Expecto du Vieux Chateau do Santo Antônio, que cruzou a linha de chegada em 58s76, um derrrube na 2ª volta. A disputa distribuiu 220 mil reais em premiação.
"A emoção é indescritível. O que mais marca a gente é esse cavalo que é excepcional e toda uma equipe, um trabalho de muitos anos, e chegamos onde a equipe e o cavalo merecem estar. Então a sensação não podia ser melhor", comemorou Grillo, bastante emocionado. "Comprei o Lorentino aos seis anos, são nove anos de muito trabalho de altos e baixos, às vezes você acha que está totalmente no caminho certo e do nada ocorre algo fora da curva e a gente tem que recomeçar e, a cada recomeço, ele fica mais forte. Sempre fui apaixonado por cavalo, pela equitação, quando eu comecei jamais passou pela minha cabeça chegar em um nível desse", acrescentou o campão.
Com o resultado, Grillo, 43, garantiu o título do ranking brasileiro Senior Top, e o vice coube ao amigo, o atual campeão pan-americano Stephan Barcha, 5º em Paris 2024. A campanha de Grillo ao longo da temporada 2024 foi excepcional. Entre outras importantes classificações, o cavaleiro venceu a qualificativa do GP e foi vice no GP da Copa São Paulo, venceu na qualificativa do GP no Internacional Longines São Paulo Horse Show, ambos na Hípica Paulista, e foi campeão do GP Agromen, no interior paulista. Grillo também venceu a qualificativa do GP e foi vice GP Villagemall, há duas semanas na Sociedade Hípica Brasileira, e agora triunfou o GP Internacional Vinci Partners, novamente na tradicional casa do hipismo brasileiro no Rio de Janeiro, coroando seu desempenho.
"Não tem a menor dúvida que essa vitória no GP Internacional no Rio, em que a gente já tinha sido vice duas vezes, foi minha maior conquista. Vencemos o ranking em uma disputa que foi cabeça a cabeça com o 5º melhor do mundo, o Stephan (Barcha), que estava com fome de ganhar e veio aqui jogando duro até o final. Só tenho a agradecer a Deus que me guiou, meu pai que foi meu grande incentivador e, com certeza, está feliz, lá em cima. Agora vamos comemorar!"
GP Internacional Vinci Partners
Campeão Flávio Grillo Araújo / PHBR Lorentino JMen - BRA - 0/0 - 0/53s09
Vice Ivo Roza Filho / Umburanas Legendary JMen - BRA - 0/4 - 4/52s54
3º Gabriel Kayan S. Magalhães / Expecto du Vieux Chateau do Santo Antônio - BRA - 0/4 - 4/58s57
4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Cornet Dor JMen - BRA - 2/4 - 6/57s99
5º Guilherme Foroni / Come On - BRA - 4/4 - 8/51s05
6º Fernando José de Assis Costa / Ludona - BRA - 0/8 - 8/55s66
Agenda - Nesse domingo, 24/11, a partir das 14 horas, o GP Troféu Roberto Marinho, a 1.50m, encerra as comemroçãoes do 86º Aniversário da Sociedade Hìpica Paulista.
Serviço
CSI-W2* e CSN5* 86 anos Sociedade Hípica Brasileira
Rua Lineu de Paula Machado 2448 - Lagoa - Rio de Janeiro
Entrada franca
Informações para Imprensa
Carola May
+55 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Prêmio Brasil Olímpico, criado em 1999, premia os melhores atletas a cada ano. Confira quem foram os vencedores do hipismo em todas as edições. Premiação anual do COB será no Rio de Janeiro, em 11/12.
Em 36 anos do tradicional GP Troféu Roberto Marinho, pela sexta vez, a vitória ficou com uma amazona. Sagraram-se campeãs pela ordem Elizabeth Assaf, em 1993, Camila Mazza Benedicto, 2003, Loisse Garcia, 2007, Karina Johannpeter, 2009, Giulia Scampini, 2013, e agora Stephanie Macieira, em 2024.
No sábado, 23, às 18h00, será definido o ranking brasileiro Senior Top, no GP Internacional Vinci Partners. No domingo, 24, o GP Troféu Perpétuo Roberto Marinho é a grande atração nos 86º Aniversário da Hípica Brasileira, no Rio. A entrada é franca.
GP Final do ranking brasileiro Senior Top e o GP Roberto Marinho são as principais atrações do Concurso com premiação de R$ 635 mil. Flávio Grillo, Stephan Barcha e Felipe Juares têm chances matemáticas de conquistar o ranking brasileiro. A entrada é franca.