Ponto alto do Festival BH 2024 no sábado, 16/11, o Clássico, a 1.40/1.45m, em homenagem a Amazing Blue Império Egípcio, a 1.40/1.45m, contou com 79 conjuntos em pista e 14 zeraram o percurso pelo renomado belga Bernard Mathy na pista principal do Clube Hípico de Santo Amaro. Todos os finalistas no pódio voltaram a garantir percurso zerado com vitória do cavaleiro Raphael Machado Leite, paraibano radicado em São Paulo e integrante do Time Império Egípcio, apresentando Monika Pullman Império Egípcio, BH de 12 anos recém completos e que começou a saltar há somente cerca de três anos, e desde então vem dando alegrias e cada vez mais conquistas. A dupla venceu com mais de dois segundos de vantagem, 34s63.
A jovem amazona de São Paulo Isadora Resende Vilela deu show com Disco, warmblood de 16 anos, cruzando a linha de chegada em 37s27, resultado que lhe garantiu o vice, encheu de orgulho sua família, equipe e também o treinador o cavaleiro olímpico Stephan Barcha. Em 3º lugar chegou o cavaleiro da casa Juliano Carlos com Darto CW, BH de 12 anos, em 38s21.
Antes do desempate, o destaque foi a despedida de Amazing Blue Império Egípcio, de 19 anos, égua oldenburger e rainha da velocidade pelo Brasil afora, que colecionou vitórias com Raphael Leite e anteriormente com Vitor Alves Teixeira. Agora a premiada égua vai integrar o plantel de reprodutoras do Haras e, acima de tudo, curtir merecida aposentadoria no Haras Império Egípcio, onde todos os cavalos da casa e privilegiados hospedes batem recordes de longevidade.
Nesse sábado, 17, entre outras disputas, rola no GP Primavera, égua BH 5ª colocada em Paris 2024, e no domingo, 17, termina a rodada dos campeões do ranking brasileiro CBH, ABCCH e Haras Agromen de Cavalos Novos.
Clássico Amazing Blue Império Egípcio
Campeão Raphael Machado Leite / Monika Pullmann Império Egípcio - FPH - 0/34s63
Vice Isadora Resende Vilela / Disco - FPH - 0/37s27
3º Juliano Loureiro Carlos / Darto CW - 0/38s21
4º Artemus de Almeida / Curling JMen III (TE) - FPH - 0/39s77
5º Monique Hubner Busato / Bentley do Refúgio - FPrH - 0/40s03
6º Celso Dantas Netos / Cerebrus C JMen IV - FPH - 0/43s37
Informações para imprensa
Carola May
+55 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Estão confirmados presidentes do Comitês Olímpicos e Paralímpicos. Constantino Scampini, novo presidente do CBH, é o anfitrião, ao lado do ex-presidente Fernando Sperb. No único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade há equilíbrio entre os premiados.
Tradicional Sociedade Hípica Paranaense reuniu a base e elite do hipismo. Agora já começa contagem regressiva para o 9º SHP Open, primeiro Nacional de Saltos 5* em 2025, na primeira semana de abril na Hípica Paulista.
Cavaleiro medalhista pan-americano iniciou a carreira limpando cocheiras, na Coudelaria Ilha Verde, de José Victor Oliva, passou a cavalariço na equipe do olímpico João Victor Macari Oliva, aprendeu a montar e hoje é cavaleiro internacional.
A disputa distribuiu 1 milhão de euros, cerca de 6 milhões e 250 mil reais, em premiação. O Rolex Grand Slam of Showjumping é disputado em quatro etapas e as próximas acontecem no CHIO5* Aachen, na Alemanha, CSI5* Spruce Meadows, no Canadá, no finalmente em CHI5* Genève, na Suíça.