Na noite do sábado, 26/10, Rodrigo Pessoa e Major Tom, que defenderam o Brasil em Paris 2024, faturam o GP5* Longines, a 1.60m, na arena indoor Prince George's Equestrian Center, em Upper Malboro, na região de Washington. Na disputa, válida como etapa seletiva para a Final da Copa do Mundo 2025, foram 33 conjuntos em pista e cinco habilitaram-se ao desempate com 340 mil dólares em jogo.
Primeiro a largar no percurso idealizado por Nick Granat (EUA), a dupla estabeleceu a marca que permaneceu imbatível até o final: percurso limpo em 38s77. Pelas cores dos EUA Katherine Dinan com Out of Blue SCF, sem faltas, em 40s27, e Kristen Vanderveen com Bull Run´s Jireh, um derrube em 39s63, garantiram respectivamente o vice e a 3ª colocação.
"Eu sabia que sempre era possível ir mais rápido, mas fiquei satisfeito com o desempenho do meu cavalo e sabia que estaria bem colocado," disse o campeão olímpico Rodrigo Pessoa. "Claro, olhando para trás, fiquei a um segundo e meio de diferença e poderia facilmente, de alguma forma, ter recuperado esse tempo," disse Dinan. "Sem dúvida, ainda estou construindo um relacionamento com meu cavalo e fiquei muito satisfeita com minha rodada dupla sem faltas. Ficar em segundo atrás do Rodrigo, eu aceito!"
Rodrigo Pessoa monta Major Tom, sela belga de 11 anos, há quatro e sempre apostou em seu potencial. "Ele sempre mostrou muita qualidade, mas é muito, muito sensível, então levamos um tempo extra e não quisemos forçá-lo aos 9 anos. Realmente fomos com calma," destacou Rodrigo. "Sinto que agora ele está ficando cada vez mais relaxado. Ele se sente mais confortável em pistas ao ar livre, porque tem uma passada muito ampla. Mas fazia parte do plano vir aqui saltar um pouco em ambiente fechado."
Informações para imprensa
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; +55 11 99715 9499
Disputa marcou a largada do ranking brasileiro Senior Top 2025 e distribuiu 200 mil reais em premiação. Stephan veio ao Brasil para acompanhar a esposa com um problema de saúde agora superado e, nesta 2ª feira, 7, retorna à Europa, mas planeja saltar o Internacional de Curitiba daqui a duas semanas.
Na Copa Ouro a vitória foi de Luis Gustavo Godinho. Primeiro Concurso de Salto Nacional 5* na temporada 2025 na Sociedade Hípica Paulista fecha nesse domingo, 6/4, com GP, a 1.55m, abrindo a série do ranking Senior Top (rendimento máximo) 2025.
Concurso de Salto Nacional 5* SHP Open chega a sua 9ª edição e segue até domingo, 6/4, na Sociedade Hípica Paulista, com participação da elite do esporte, amadores e jovens talentos.
Neste início de um novo ciclo olímpico com Constantino Scampini na presidência da CBH, a noite de premiação dos melhores do ranking brasileiro 2024 em oito modalidades contou, entre outros, com dirigentes dos Comitês Olímpicos e Paralímpicos e Comissão de Desportes do Exército.