Na quinta-feira, 10/10, a principal disputa do tradicional Concurso de Salto Nacional 5* Haras Agromen, na região de Ribeirão Preto no interior paulista, foi a qualificativa do GP, disputada a 1.50m. Dos 34 conjuntos a postos, quatro zeraram o percurso inicial e três efetivamente foram ao desempate idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo. Abrindo a rodada, Stephan Barcha, campeão do Pan 2023 e 5º em Paris 2024, montando Chantily JMen, Brasileiro de Hipismo de 12 anos, zerou em 33s59, marca que permaneceu imbatível até o final. Mais cedo, Stephan que veio direto de CSIO5* de Barcelona, também faturou a prova de velocidade a 1.35m.
Em seguida, sempre competitivo o medalhista olímpico e pan-americano Doda Miranda com seu Dinozo Un Prince cruzou a linha de chegada em 33s58, mas com uma falta no último obstáculo, que viria lhe render o 3º posto. Fechando o desempate, o top Guilherme Foroni com Cornet Prince JMen, entrou em pista mais cauteloso e zerou em 36s46, garantindo o vice e dobradinha de produtos do Haras Agromen nas duas primeiras colocações. Todos três primeiros colocados por São Paulo.
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: o brasiliense Flávio Grillo com Lorentino JMen, que zerou a 1ª passagem e poupou seu cavalo no desempate, seguido por Artemus de Almeida aprestando Dubruk JMen e Fernando José de Assis Costa montando Ludona van de Dorpshoeve, que fecharam a 1ª volta com apenas um ponto perdido por ultrapassarem o tempo concedido.
O GP Haras Agromen, a 1.60m, fecha a 8ª Etapa do ranking brasileiro senior top, no sábado, 12/10, a partir das 15 horas, com 200 mil reais em jogo. A 9ª Etapa do ranking acontece no Concurso de Salto Nacional 5* VillageMall, entre 6 e 10/11, na Sociedade Hípica Brasileira, e a grande final no Internacional do 86º Aniversário da Hípica Brasileira, principal polo hípico no Rio de Janeiro.
Informações para imprensa
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; +55 11 99715 9499
Ao todo estão programadas 23 provas Internacionais e Nacionais com 2 milhões de reais em jogo e participação da elite do esporte no principal concurso em recinto fechado da América do Sul. Em paralelo, a plataforma de entretimento e relacionamento é um dos diferenciais.
Campeonato Sul-americano de Cavalos Novos no Haras Cooper, em Campinas (SP), também definiu a final do Grand Slam Mystic Rose, valendo vaga para o Mundial de Cavalos 2025 em Lanaken, na Bélgica.
Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.
O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.