Nessa sexta-feira, 4/10, o campeão pan-americano Stephan Barcha, 5º em Paris 2024, mais uma vez, mostrou a que veio no Concurso Salto Internacional - CSIO5* de Barcelona, Espanha. Montando Chevaux Hex Lup Império Egípcio, Stephan faturou a prova de velocidade a 1.45m La Vanguardia Trophy.
A dupla bateu demais 42 conjuntos, sem faltas, em 61s18, superando o 2º colocado em nada menos que 2s22: o top alemão Richard Vogel com Cydello, pista limpa, 63s60. Em 3º lugar chegou o Nuno Tiago Gomes com Chaccora´s Stakko Os, por Portugal, sem faltas, 66s21. Em 3/10, Stephan e Chevaux Hexlup Império Egípcio já haviam garantido o 3º posto a 1.40m.
E, de fato, essa semana, o CSIO5* de Barcelona, está no centro das atenções do hipismo mundial com a grande final do Longines League of Nations, novo formato da Copa das Nações promovida pela Federação Equestre Internacional, primeiro grande desafio após Paris 2024 e que conta com a participação das oito melhores equipes do mundo.
Os países que garantiram vaga para a Final são Brasil, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Suécia, Suíça e EUA, e eles se juntam aos anfitriões da Espanha, que fazem uma participação especial. Com todos os três medalhistas individuais dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e quatro dos top 10 do ranking mundial mais recente, a final da série promete uma batalha acirrada pela honra de se tornar o primeiro país a conquistar o novo e prestigioso título.
A final acontece no domingo, 6/10, e o Brasil será muito bem representado por Stephan Barcha com Chevaux Primavera Império Egípcio, sua parceria na conquista do ouro no Pan 2023 e em Paris 2024 quando honrou a criação nacional e o Brasil com o 5º posto, ao lado de Marlon Zanotelli, campeão pan-americano 2019, com GB Diamantina, e dos cavaleiros olímpicos Yuri Mansur e QH Alfons do Santo Antônio e Pedro Veniss apresentando Nimrod de Muze Z Império Egípcio e na reserva Luciana Lóssio com sua Lady Louise.
Informações para imprensa
Carola May
+ 55 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Ao todo estão programadas 23 provas Internacionais e Nacionais com 2 milhões de reais em jogo e participação da elite do esporte no principal concurso em recinto fechado da América do Sul. Em paralelo, a plataforma de entretimento e relacionamento é um dos diferenciais.
Campeonato Sul-americano de Cavalos Novos no Haras Cooper, em Campinas (SP), também definiu a final do Grand Slam Mystic Rose, valendo vaga para o Mundial de Cavalos 2025 em Lanaken, na Bélgica.
Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.
O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.