Nota de esclarecimento
Paris, 1º de agosto de 2024
A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) vem, por meio dessa, esclarecer o que ocorreu com o cavaleiro Pedro Veniss montando Nimrod de Muze, primeiro conjunto do Time Brasil de Salto em pista na manhã dessa quinta-feira, 1/8, em Paris 2024. Após a realização de um percurso perfeito sem faltas na pista de competição de Versailles, sede do hipismo nos Jogos Olímpicos, os oficiais do concurso notaram um “risco” abaixo da barrigueira (apetrecho que segura a sela), devido a uma assadura junto à barrigueira.
Após minuciosa análise ficou constatado que a assadura - um risco praticamente invisível - com leve vestígios de sangue foi causada pela barrigueira com elástico que, por ser um material novo, ocasionou esse acidente, ou seja, não foi de maneira nenhuma ocasionado pela espora do cavaleiro.
Imediatamente após a decisão do júri a CBH entrou com protesto, por achar a eliminação injusta, mas sem sucesso devido ao rigor da regra que não admite interpretação, justamente para visar a maior proteção possível ao cavalo, o que foi acatado pela CBH.
A Confederação Brasileira de Hipismo lamenta o ocorrido, ressalta o esforço do cavaleiro Pedro Veniss na sua preparação para os Jogos Olímpicos, que resultou num percurso perfeito, mas que com esse acidente resultou na eliminação. O cavaleiro é conhecido pela sua ética, competência, lealdade e respeito aos animais.
Agora já estamos concentrados na disputa individual que acontece em 5 e 6 de agosto.
Atenciosamente,
CBH
Imprensa CBH
Carola May
+55 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Prêmio Brasil Olímpico, criado em 1999, premia os melhores atletas a cada ano. Confira quem foram os vencedores do hipismo em todas as edições. Premiação anual do COB será no Rio de Janeiro, em 11/12.
Em 36 anos do tradicional GP Troféu Roberto Marinho, pela sexta vez, a vitória ficou com uma amazona. Sagraram-se campeãs pela ordem Elizabeth Assaf, em 1993, Camila Mazza Benedicto, 2003, Loisse Garcia, 2007, Karina Johannpeter, 2009, Giulia Scampini, 2013, e agora Stephanie Macieira, em 2024.
GP Internacional, conquista maior do cavaleiro em sua carreira, em comemoração aos 86 anos da Sociedade Hípica Brasileira, também fechou o ranking anual brasileiro Senior Top (rendimento máximo). O cavaleiro olímpico Stephan Barcha, campeão do ranking em 2022, foi vice.
No sábado, 23, às 18h00, será definido o ranking brasileiro Senior Top, no GP Internacional Vinci Partners. No domingo, 24, o GP Troféu Perpétuo Roberto Marinho é a grande atração nos 86º Aniversário da Hípica Brasileira, no Rio. A entrada é franca.