Nesse domingo, 30/6, o GP Final do Campeonato Brasileiro Senior Top foi a grande atração na Sociedade Hípica Paulista perante mais de mil visitantes. A vitória no GP, disputado em duas voltas a 1.60m, foi do cavaleiro brasiliense 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Con Chello´s Son JMen que zerou a 1ª passagem e na 2ª fechou com apenas um ponto perdido. Com esse resultado Rhavy, 36, que coleciona vitórias desde as categorias de base garantiu seu primeiro título brasileiro da categoria senior top (rendimento máximo) totalizando somente 9 pontos perdidos ao longo do campeonato.
"Estamos cumprindo a meta do ano de buscar uma vaga na Copa do Mundo 2025, vencer o Brasileiro Senior Top 2024, conseguimos também vencer o GP de Curitiba (válido pela Copa do Mundo), o que é uma alegria enorme e que dá força para gente trabalhar", contou Rhavy, que monta Con Chello´s Son JMen, Brasileiro de Hipismo de 13 anos recém completos, há dois anos. "Foi um percurso grande, técnico, com participação de super cavaleiros, alguns são meus ídolos há muito tempo. Isso mostra que a gente não pode errar, os percursos de hoje certamente foram os mais difíceis para gente até hoje", disse o campeão, referindo-se à armação do course-designer internacional Anderson Lima.
Rhavy têm metas bem estabelecidas para o próximo ciclo olímpico. "Primeiramente a Copa do Mundo 2025 e depois no próximo Mundial, Pan e Olimpíada, em que espero estar à disposição da equipe brasileira", destacou o campeão. "Só tenho a agradecer toda equipe, que é enorme: veterinário, tratador, ferrador, cavaleiros, proprietários e família. Realmente não é uma vitória minha, mas de toda a equipe."
Já Doda Miranda, pentacampeão brasileiro senior top, com DTC Dinozo um Prince que vinha liderando a competição sem faltas após as duas primeiras parciais, acabou cometendo uma falta (4 pontos) a cada passagem e na 2ª perdeu o estribo o que pode ter contribuído pelo pequeno excesso de tempo fechando com 10 pontos. Resultado que, dessa feita, garantiu ao medalhista olímpico o vice-campeonato. Na 3ª colocação aparece Felipe Juares de Lima e Nina Blue M Secco Marathon que fecharam o campeonato com 12 pontos.
Com esse resultado, após cinco de 10 etapas do ranking brasileiro senior top 2024, Felipe se manteve na liderança do ranking Brasileiro Senior Top agora totalizando 168 pontos. Rhavy que vinha em 4º lugar assumiu a vice-liderança do ranking 154 pontos e Raphael Machado Leite, 4º no pódio final, subiu do 5º para 3º posto, 132 pontos.
Agenda - A próxima etapa do ranking acontece no Internacional - CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, o 34º Indoor, na Sociedade Hípica Paulista, entre 20 e 25 de agosto, primeiro grande encontro da nata do esporte no país após Paris 2024. O GP Final, a 1.60m, sob dois percursos distintos rola no domingo, 28, a partir das 15 horas.
Pódio Brasileiro Senior Top 2024
Campeão 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva / Com Chello´s Son JMen - FHBR - 9 pp
Vice Doda Miranda / DTC Dinozo um Prince - FPH - 10 pp
3º Felipe Juares de Lima / Nina Blue M Secco Marathon - FPH - 12 pp
4º Raphael Machado Leite / Carisma Império Egípcio - FPH - 22 pp
5º Vitor Dantas de Carvalho / N10 More Than Extra - FPH - 25 pp
6º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Jumanje do Cach - FPH - 29 pp
Informações para imprensa:
Carola May
+55 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Disputa marcou a largada do ranking brasileiro Senior Top 2025 e distribuiu 200 mil reais em premiação. Stephan veio ao Brasil para acompanhar a esposa com um problema de saúde agora superado e, nesta 2ª feira, 7, retorna à Europa, mas planeja saltar o Internacional de Curitiba daqui a duas semanas.
Na Copa Ouro a vitória foi de Luis Gustavo Godinho. Primeiro Concurso de Salto Nacional 5* na temporada 2025 na Sociedade Hípica Paulista fecha nesse domingo, 6/4, com GP, a 1.55m, abrindo a série do ranking Senior Top (rendimento máximo) 2025.
Concurso de Salto Nacional 5* SHP Open chega a sua 9ª edição e segue até domingo, 6/4, na Sociedade Hípica Paulista, com participação da elite do esporte, amadores e jovens talentos.
Neste início de um novo ciclo olímpico com Constantino Scampini na presidência da CBH, a noite de premiação dos melhores do ranking brasileiro 2024 em oito modalidades contou, entre outros, com dirigentes dos Comitês Olímpicos e Paralímpicos e Comissão de Desportes do Exército.