Encerrando o Concurso de Salto Nacional 4* D´Maio no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), que contou com 2224 participações, 1050 cavalos, 592 competidores em 35 provas 1 a 1.45m, o ponto alto foi o Clássico Haras Umburanas, na noite do domingo, 19/5. Com uma performance impecável Raphael Machado Leite com HST Charlene Império Egípcio conquistou o título da principal disputa do evento.
Dos 58 conjuntos, nove foram ao desempate. Representando São Paulo, Raphael e HST Charlene Império Egípcio foram o último conjunto em pista com percurso perfeito em 36s55. O vice-campeonato coube ao carioca Rodrigo Ullmann Lima com QH Luna Santo Antonio que zerou em 37s72. Na 3ª colocação teve um raro empate entre o cavaleiro da casa Pedro Tavroa de Matos montando LWC Ashley e Luis Gustavo Godinho com HFB Kentucky, ambos sem faltas, cravando o tempo de 39s23.
Para o campeão Rafael, paraibano radicado em São Paulo, a vitória teve um sabor especial. "Ano passado ganhei a Copa Ouro com a Amazing Blue Império Egípcio e, em 2022, o Clássico, com a Hilde Império Egípcio. Hoje repeti a vitória com a Charlene que é uma égua que eu acompanho desde a pós-doma, então a sensação é muito gratificante", destacou Raphael, considerando que a égua foi domado apenas sete anos, ou seja, quatro anos mais tarde que o habitual uma vez que ela até então ela vinha sendo usado na cria. "Foi um projeto que a gente apostou as fichas e ela está cada vez melhor, a cada dia dando alegria e superando as expectativas."
Além da premiação em espécie, 30 mil de um total 100 mil em jogo, Raphael recebeu dois troféus, sendo um para o Haras Império Egípcio, proprietário de Charlene. Thereza Tourinho, titular do Haras Umburanas, também recebeu uma homenagem especial, pelo apoio ao Concurso, entregue pelo anfitrião Francisco Mari, presidente do CHSA.
A noite do sábado, 18, também foi muito especial com a Copa Ouro Mari Serra, a 1.35/1.40m, nomeada em homenagem à amazona da casa falecida aos 19 anos em 2 de maio, após uma incansável luta contra uma anemia falciforme. Por onde passou, Mari deixou a marca de seu sorriso, alegria, exemplo de resilência, elos de amizade e amor.
Dos 78 conjuntos, 24 habilitaram-se ao desempate e uma disputa de alto nível 10 voltaram a garantir zero faltas no percurso idealizado por Gabriel Malfatti. A disputa distribuiu 60 mil reais em premiação.
Quando Pedro Paulo Cordeiro, amazonense radicado em São Paulo, e seu Shy Boy assumiram a liderança da competição sem faltas em 35s83, a marca de uma das velozes duplas do hipismo brasileiro parecia imbatível. Mas não para Luiz Gustavo Vinhaes Ferreira, brasiliense que defende São Paulo, e Mircana des Flandres, égua BH de 12 anos, que cruzaram a linha de chegada com percurso perfeito em 34s97. O jovem talento paulista Lucas Teixeira Lima com Violeta Tok do Igarape emplacou em 3º lugar, sem faltas, 35s97.
Clássico Haras Umburanas - 1.45/1.50m
Campeão Raphael Machado Leite / HST Charlene Império Egípcio - FPH - 0/36s55
Vice Rodrigo Ullman Lima / QH Luna Santo Antonio - FEERJ - 0/37s72
3ºE Luis Gustavo Godinho / HFB Kentucky - FPH - 0/39s23
3ºE Pedro Tavora de Matos / LWC Ashley (IA) - FPH - 0/39s23
5º Charlie Bays / Ninety Stone Pullman - FPH - 4/37s18
6º Arthemus de Almeida / Calvano C JMen III 0 FPH - 4/37s60
Copa Ouro Mari Serra - 1.35/1.40m
Campeão Luiz Gustavo Vinhaes Ferreira / Mircana des Flandres - FPH - 0/34s97
Vice Pedro Paulo Onety Cordeiro / Shy Boy - FPH - 0/35s83
3º Lucas Teixeira Lima / Violeta Tok do Igarape - FPH - 0/35s97
4º José Roberto Reynoso Fernandez / Cornet Lord JMen - FPH - 0/36s31
5º Felipe Juares de Lima / Billie Jean Império Egípcio Marathon - FPH - 0/36s27
6º Tiago Almeida Muniz / Retina Tok - FPH - 0/36s89
Informações para imprensa:
Carola May - 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Ao todo estão programadas 23 provas Internacionais e Nacionais com 2 milhões de reais em jogo e participação da elite do esporte no principal concurso em recinto fechado da América do Sul. Em paralelo, a plataforma de entretimento e relacionamento é um dos diferenciais.
Campeonato Sul-americano de Cavalos Novos no Haras Cooper, em Campinas (SP), também definiu a final do Grand Slam Mystic Rose, valendo vaga para o Mundial de Cavalos 2025 em Lanaken, na Bélgica.
Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.
O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.