Ponto alto do Internacional de Saltos CSI-W de Curitiba, o GP Neodent, a 1.60m, reuniu 28 conjuntos no sábado, 27/4, na tradicional Sociedade Hípica Paranaense. Sagrou-se campeão o 3º Sargento Thiago Rhavy com Con Chello´s Son JMen garantindo sua primeira vitória em GP Internacional, válido como etapa seletiva da liga sul-americana para a Final da Copa do Mundo 2025, 2ª Etapa do ranking brasileiro senior top 2025 e última observatória olímpica em solo nacional para formação do Time Brasil em Paris 2024.
Conforme a regra, os 12 melhores habilitaram-se para a 2ª volta com armação de Marina Azevedo, que desenhou os percursos do Pan-americano 2023. Ao final, três conjuntos terminaram com apenas um falta na soma dos dois percursos colocando-se entre os top três do GP.
O Sgto Thiago Rhavy com Concello´s Son JMen, cavalo nascido na Alemanha e registrado no studbook nacional BH que completa 13 anos em final de maio, trouxe uma falta da 1ª passagem e terminou o 2º e decisivo percurso em 55s52, conquistando o título. Sagrou-se vice-campeão Felipe Juares de Lima apresentando Nina Blue M. Secco, também com uma falta na 1ª passagem e pista limpa na 2ª, em 57s55. Em 3º lugar chegou Raphael Machado Leite montando HSY Charlene Império Egípcio, um derrube na 1ª volta e sem faltas na 2ª, em 58s57. A disputa distribui R$ 200 mil em premiação e o campeão também levou um anel comemorativo, de esmeraldas e brilhantes, especialmente confeccionado pela joalheira Adriana Scarpelli, marcando o início de uma tradição no Internacional de Curitiba.
"Um dos meus objetivos é conseguir uma vaga para a Final Copa do Mundo 2025 e uma vitória na 1ª etapa mostra que a gente está no caminho certo", comemorou o Sgto Thiago Rhavy, brasiliense de 37 anos. "Monto o Con Chello´s Son há um ano e meio. No fim de 2024 ele teve um problema de saúde e graças ao tratador Ednaldo, que está comigo há 21 anos e mais cuidou dele, o Con Chello está plenamento recuperado. Agradeço a confiança dos proprietários do Con Chello, do Haras Santa Esmeralda, minha esposa e todos que me apoiam", destacou o campeão que também deixou uma mensagem. "Trabalhem bastante, vai ser difícil duro, mas uma hora chega. Curitiba é um lugar onde disputei o meu primeiro Campeonato Brasileiro e ganhar o meu primeiro Internacional aqui é uma satisfação muito grande. Só tenho a agradecer. Meu objetivo a médio prazo são os Jogos Olímpicos de 2028."
O Internacional e Nacional de Curitiba 2024 conta com 27 provas, sendo cinco Internacionais. Nesse domingo, o mini-GP, a 1.45m, encerra a competição.
GP Neodent CSI-W Curitiba
Campeão 3º Sgt Thiago Rhavy / Con Chello´s Son JMen - BRA - 4/0 - 0/55s52
Vice Felipe Juares de Lima / Nina Blue M. Secco - BRA - 4/0 - 4/57s55
3º Raphael Machado Leite / HST Charlene Império Egípcio - BRA - 4/0 - 4/58s57
4º Remo Tellini / Allana Semily - BRA - 4/4 - 8/60s36
5º Vitor Dantas Medeiros de Carvalho / More Than Extra - BRA - 8/0 - 8/60s36
6º Stephan de Freitas Barcha / Chevaux Goldfinger Império Egípcio - BRA 0/8 - 8/62s06
Placar, Horários e Transmissão ao vivo
Serviço
CSI-W e CSN Hípica Paranaense
Rodovia BR-116, 6055
Tarumã - Curitiba (PR)
Entrada franca
Informações para imprensa:
Carola May - 11 99715 9499 ; imprensa@cbh.org.br
Ao todo estão programadas 23 provas Internacionais e Nacionais com 2 milhões de reais em jogo e participação da elite do esporte no principal concurso em recinto fechado da América do Sul. Em paralelo, a plataforma de entretimento e relacionamento é um dos diferenciais.
Campeonato Sul-americano de Cavalos Novos no Haras Cooper, em Campinas (SP), também definiu a final do Grand Slam Mystic Rose, valendo vaga para o Mundial de Cavalos 2025 em Lanaken, na Bélgica.
Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.
O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.