No domingo, 12/11, o GP Haras Império Egípcio, a 1.50m, fechou o 18º Festival BH, evento anual maior da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Estiveram em pista 27 conjuntos em que os melhores 12 foram para a 2ª e decisiva volta na corrida por R$ 150 mil em premiação. Com o melhor tempo na 1ª volta, o paranaense Felipe Juares de Lima foi o último a largar na rodada decisiva e para garantir a vitória precisava somente zerar dentro do tempo, uma vez que ainda não havia nenhum conjunto com dois percursos sem faltas.
Dito e feito. Felipinho apresentando Nina Blue M Secco Marathon, BH filha de Zirocco Blue VDL x Cheerful Z de 11 anos recém completos, garantiu a vitória, com único duplo zero em 54s41.
Já o vice-campeonato coube ao atual campeão pan-americano Stephan Barcha que, representa Brasília e montando Chevaux Goldfinger Império Egípcio, fechou a 2ª volta sem faltas em 46s50 e fechou com uma falta na 1ª passagem. Em 3º lugar chegou o paranaense Flávio de Castro Martinez Filho e Duvel HR, uma falta, 49s13.
Para o Haras Império Egípcio, proprietária da égua Chevaux Primavera Império Egípcio, BH de 12 anos, que com Stephan, 34, honrou as cores do Brasil e criação nacional conquistando ouro no Pan-americano Santiago 2023, o final de semana foi especial. O Haras, patrocinador master do Festival BH, também aproveitou a oportunidade para receber os amigos e comemorar a merecida medalha de ouro.
Agenda Enquanto a égua campeã pan-americana Primavera que está na Holanda e agora vai para Portugal para descanso e trabalho leve nem uma propriedade do Haras Império Egípcio, Stephan segue no Brasil. O próximo compromisso do campeão pan-americano é o Internacional e Nacional 85º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro, entre 22 e 26/11, onde Stephan iniciou sua bem-sucedida carreira.
Campeão Felipe Juares de Lima / Nina Blue M Secco Marathon - FPrH - 0/0 - 0/54s51
Vice Stephan Barcha / Chevaux Goldfinger Império Egípcio - FHBR - 4/0 - 0/46s50
3º Flavio de Castro Martinez Filho / Duvel HR - FPrH - 4/0 - 4/49s13
4º Flávio de Castro Martinez Filho / Dalouna PJ Camps Elysees - FPrH - 0/4 - 4/50s13
5º Sergio Henrique Neves Marins / Dolar LRJ - FHMG - 4/0 - 4/50s15
6º Antonio Johannpeter Cirne Lima / Je Suis Método - 7/0 -7/53s26
Informações:
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br
+55 11 99715.9499
"O Brasil é um país dos cavalos: têm cavalos muito bons e cavaleiros muito bons. Agora temos que fazer um plano para chegar no auge no dia certo com a equipe e também na disputa individual. Só tem um caminho para atingir isso: com trabalho duro e um bom plano", destacou Piet Raijmakers.
Com a vitória no Internacional 5* em Leipzig, o cavaleiro olímpico Yuri e Vitiki repetem o feito de uma semana atrás quando garantiu o bi no Prêmio Championat of Basel, na Suíça.
Yuri Mansur com Vitiki fatura Prêmio Cidade de Basel, a 1.55m, mais cedo Marlon Zanotelli foi 3º a 1.50m com Talina du Vivier. Nesse domingo, 12, o GP Longines de Basel, a 1.60m, encerra o tradicional evento a partir das 10h15 (fuso brasileiro).
Aos 24 anos e há três radicada na Europa, Mariana, representante da nata da nova geração do hipismo brasileiro, garantiu a maior conquista em sua carreira até hoje.