Com espetacular atuação, o Time Brasil de Salto virou em 2º lugar para a Final da Copa Nações - no 111º CSIO5* Barcelona - Longines FEI Nations Cup Jumping, no Real Club de Polo, na Espanha, nessa quinta-feira, 28/9.
O Brasil foi o 9º entre 15 nações a postos na 1ª volta do GP, a 1.60m, idealizado por Santiago Varella. Primeiro a largar, Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL garantiu percurso limpo. Em seguida, Stephan Barcha apresentando Chevaux Primavera Império Egípcio fez quatro pontos e Luciana Diniz apresentando Vertigo du Desert também fechou com apenas uma falta.
Finalmente, Rodrigo Pessoa com Major Tom fez mais uma apresentação perfeita, com percurso limpo. Com direito a um descarte, o resultado de Stephan que foi um pouco mais lento que Luciana foi desconsiderado. Assim o Time Brasil fechou em 2º lugar, totalizando 4 pontos, em 237s48 (soma do tempo dos quatro percursos contabilizados).
A 1ª colocação ficou com a equipe da Grã Bretanha que fechou com zero pontos perdidos, em 242s71. Enquanto em 3º aparece a Alemanha, quatro pontos, 240s03. As oito equipes classificados para a grande Final no domingo, 30/9, às 21 horas, são pela ordem: Grã Bretanha, Brasil, Alemanha, Suíça, Bélgica, EUA, Irlanda e França.
Entre os oito finalistas somente o Brasil e os EUA que viraram com oito pontos perdidos ainda não têm vaga garantida em Paris e, no domingo, o melhor dos dois países fica com a vaga. Porém na grande Final todas as nações entram em condições de igualdade, ou seja, o resultado da 1ª volta é desconsiderado. Lideram o Time Brasil o chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda e técnico Philippe Guerdat.
As demais sete equipes disputam a Challenge Cup que acontece no sábado, 30/9, às 21 horas (fuso local), 16 horas (fuso BSB). A armação dos percursos está a cargo do espanhol Santiago Varela Ullastres. Em ambas as disputas na Final e Challenge Cup, a comissão técnica pode trocar um dos conjuntos.
Lembrando que nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile, entre 31/10 e 4/11, os três melhores países também garantem vaga em Paris 2024.
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br
+55 11 99715.9499
Rute Araujo - ruthe.araujo@uol.com.br
+55 11 99131.4712
Francine Flach - francine@atto.net.br
+55 21 97946.0206
Ao todo estão programadas 23 provas Internacionais e Nacionais com 2 milhões de reais em jogo e participação da elite do esporte no principal concurso em recinto fechado da América do Sul. Em paralelo, a plataforma de entretimento e relacionamento é um dos diferenciais.
Campeonato Sul-americano de Cavalos Novos no Haras Cooper, em Campinas (SP), também definiu a final do Grand Slam Mystic Rose, valendo vaga para o Mundial de Cavalos 2025 em Lanaken, na Bélgica.
Os melhores produtos da criação de Cavalos Brasileiro de Hipismo (BH) entram em pista no Haras Cooper, na região de Campinas, até domingo, 3/8. Em paralelo, os campeões do Grand Slam Mystic Rose garantem uma vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025.
O Pan-americano reuniu atletas de sete países e o Brasil faturou os dois títulos individuais em jogo. Após 18 anos, essa é a 2ª vez, que o Brasil sedia um Pan de Enduro Equestre, realizado a cada dois anos.