Com espetacular atuação, o Time Brasil de Salto virou em 2º lugar para a Final da Copa Nações - no 111º CSIO5* Barcelona - Longines FEI Nations Cup Jumping, no Real Club de Polo, na Espanha, nessa quinta-feira, 28/9.
O Brasil foi o 9º entre 15 nações a postos na 1ª volta do GP, a 1.60m, idealizado por Santiago Varella. Primeiro a largar, Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL garantiu percurso limpo. Em seguida, Stephan Barcha apresentando Chevaux Primavera Império Egípcio fez quatro pontos e Luciana Diniz apresentando Vertigo du Desert também fechou com apenas uma falta.
Finalmente, Rodrigo Pessoa com Major Tom fez mais uma apresentação perfeita, com percurso limpo. Com direito a um descarte, o resultado de Stephan que foi um pouco mais lento que Luciana foi desconsiderado. Assim o Time Brasil fechou em 2º lugar, totalizando 4 pontos, em 237s48 (soma do tempo dos quatro percursos contabilizados).
A 1ª colocação ficou com a equipe da Grã Bretanha que fechou com zero pontos perdidos, em 242s71. Enquanto em 3º aparece a Alemanha, quatro pontos, 240s03. As oito equipes classificados para a grande Final no domingo, 30/9, às 21 horas, são pela ordem: Grã Bretanha, Brasil, Alemanha, Suíça, Bélgica, EUA, Irlanda e França.
Entre os oito finalistas somente o Brasil e os EUA que viraram com oito pontos perdidos ainda não têm vaga garantida em Paris e, no domingo, o melhor dos dois países fica com a vaga. Porém na grande Final todas as nações entram em condições de igualdade, ou seja, o resultado da 1ª volta é desconsiderado. Lideram o Time Brasil o chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda e técnico Philippe Guerdat.
As demais sete equipes disputam a Challenge Cup que acontece no sábado, 30/9, às 21 horas (fuso local), 16 horas (fuso BSB). A armação dos percursos está a cargo do espanhol Santiago Varela Ullastres. Em ambas as disputas na Final e Challenge Cup, a comissão técnica pode trocar um dos conjuntos.
Lembrando que nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile, entre 31/10 e 4/11, os três melhores países também garantem vaga em Paris 2024.
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br
+55 11 99715.9499
Rute Araujo - ruthe.araujo@uol.com.br
+55 11 99131.4712
Francine Flach - francine@atto.net.br
+55 21 97946.0206
"O Brasil é um país dos cavalos: têm cavalos muito bons e cavaleiros muito bons. Agora temos que fazer um plano para chegar no auge no dia certo com a equipe e também na disputa individual. Só tem um caminho para atingir isso: com trabalho duro e um bom plano", destacou Piet Raijmakers.
Com a vitória no Internacional 5* em Leipzig, o cavaleiro olímpico Yuri e Vitiki repetem o feito de uma semana atrás quando garantiu o bi no Prêmio Championat of Basel, na Suíça.
Yuri Mansur com Vitiki fatura Prêmio Cidade de Basel, a 1.55m, mais cedo Marlon Zanotelli foi 3º a 1.50m com Talina du Vivier. Nesse domingo, 12, o GP Longines de Basel, a 1.60m, encerra o tradicional evento a partir das 10h15 (fuso brasileiro).
Aos 24 anos e há três radicada na Europa, Mariana, representante da nata da nova geração do hipismo brasileiro, garantiu a maior conquista em sua carreira até hoje.