Capa

VALE ESTE | João Victor Oliva e Renderson Oliveira, do Hipismo Adestramento, registram novos índices olímpicos

24.09.2023  |    542 visualizações ESPORTE 1

No ultimo compromisso antes dos Jogos Pan-americanos de Santiago, em outubro, os dois cavaleiros competiram entre 22 e 24/09 no internacional (CDI4*) de Hagen, na Alemanha.

Em clima de “esquenta” para o Pan, João Victor Marcari Oliva montando Escorial Campline e Renderson Oliveira com Fogoso Campline estrearam na sexta-feira, 22/9, no Concurso de Dressage / Adestramento Internacional CDI4* de Hagen, na Alemanha. O Grand Prix, válido para obtenção de índice olímpico para os Jogos de Paris 2024, foi dividido em duas disputas: uma valendo vaga no GP Special e outro no GP Freestyle.

A dupla João Victor/Escorial atingiu 71.348% de nota média final, resultado que rendeu o 4º lugar entre 24 competidores de 14 países e vaga no GP Special.  O resultado rendeu mais um Índice Mínimo de Elegibilidade (MER, na versão em inglês) para aos Jogos de Paris 2024 estabelecido pela Federação Equestre Internacional (FEI) que é de 67% no Grand Prix e com juíz FEI5*, outro requisito obrigatório: os alemães Elke Ebert e Evi Eisenhardt e a britânica Isobel Wessels. Neste domingo, 24,  a dupla registrou 71.149% no GP Special, emplacando em 5º lugar.

Renderson Oliveira, que estreou este ano no circuito internacional depois de formar conjunto com o olímpico Fogoso Campline em 2022, também pontuou acima do Índice Mínimo de Elegibilidade para os Jogos de Paris ao atingir 69.413% de nota média final no Grand Prix, se posicionando em 10º lugar entre 24 competidores. A dupla também registrou o MER com os três juízes FEI5*: o dinamarquês Magnus Ringmark -  que vai presidir o júri nos Jogos de Santiago - e os alemães Hennin Lehrmann e Katrina Wüst. Renderson e Fogoso retornaram a pista no sábado, 23, para o GP Freestyle, e em sua segunda apresentação nesta prova de estilo livre com música registrou 72.895% de nota média final, repetindo o 10º luigar na classificação geral.

Os dois cavaleiros, que residem em Portugal, estão na fase final de preparação para os Jogos de Santiago no centro de treinamento do técnico do Time Brasil de Adestramento, Norbert van Laak, em Möhnesee-Günne, na Alemanha, de onde seguirão viagem direto para o Chile.

Rumo ao Pan-americano

João Victor Oliva compete pela terceira vez em um  Pan-americano. O paulistano de 27 anos integrou as equipes medalha de bronze em Lima 2019 e Toronto 2015.  Oliva chega com sede de novas medalhas em Santiago. Por equipe, a medalha garante vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 e é o principal objetivo do time. Mas, João Victor quer ir além e sonha com medalha individual também, e justifica: quer repetir o feito que teve em 2014, no mesmo palco, a Escola de Equitação San Isidro, em Quillota, quando em sua estreia em um internacional fora do Brasil foi medalha de ouro individual e por equipe nos Jogos Sul-Americanos.

Renderson Oliveira chega aos Jogos de Santiago contabilizando ótimos resultados nos cinco CDIs que competiu entre fevereiro e setembro em Portugal, França e Alemanha. O cavaleiro que iniciou sua formação e trajetória na Coudelaria Ilha Verde, de Oliva, e hoje integra o mesmo time, a Campline Horse, em Portugal, foi o cavalariço de João Victor no Odesur 2014 e retornar agora integrando a equipe como cavaleiro e sonhando com sua primeira medalha pan-americana.

O Time Brasil de Adestramento para os Jogos de Santiago foi anunciado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) no dia 15/09. Além de João Victor Oliva e Escorial Campline e Renderson Oliveira com Fogoso Campline, a equipe principal conta com Paulo César dos Santos montando Fidel da Sasa JE – dupla medalha de ouro individual e por equipe no Odesur de 2022, em Assunção – e Manuel Rodrigues Tavares de Almeida Neto com Rosa Belle. Na reserva está Victor Trielli Ávila com Corsário IGS, conjunto medalha de prata individual e ouro por equipe no Odesur 2022. Todos os conjuntos competem no Big Tour. A chefe de equipe é Sarah Waddell.

Primeira das três modalidades hípicas na programação dos Jogos de Santiago, o Adestramento começa no domingo, 22/10, com o Prêmio São Jorge (Small Tour) e Grand Prix (Big Tour). Na segunda-feira (23), acontece a Intermediária I (Small) e GP Special (Big Tour), com resultado definindo o pódio por equipe. Na quarta-feira (25), o GP Freestryle define o pódio individual.

 

Informações

Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br
+55 11 99715.9499

Rute Araújo  ruthe.araujo@uol.com.br
+55 11 99131.4712 

CBH com Rute Araújo 

 

 

 

 

Leia também...
23.01.2025

"O Brasil é um país dos cavalos: têm cavalos muito bons e cavaleiros muito bons. Agora temos que fazer um plano para chegar no auge no dia certo com a equipe e também na disputa individual. Só tem um caminho para atingir isso: com trabalho duro e um bom plano", destacou Piet Raijmakers.

18.01.2025

Com a vitória no Internacional 5* em Leipzig, o cavaleiro olímpico Yuri e Vitiki repetem o feito de uma semana atrás quando garantiu o bi no Prêmio Championat of Basel, na Suíça.

11.01.2025

Yuri Mansur com Vitiki fatura Prêmio Cidade de Basel, a 1.55m, mais cedo Marlon Zanotelli foi 3º a 1.50m com Talina du Vivier. Nesse domingo, 12, o GP Longines de Basel, a 1.60m, encerra o tradicional evento a partir das 10h15 (fuso brasileiro).

16.12.2024

Aos 24 anos e há três radicada na Europa, Mariana, representante da nata da nova geração do hipismo brasileiro, garantiu a maior conquista em sua carreira até hoje.