A Sociedade Hípica Paulista está movimentada com o Campeonato Brasileiro Senior Top e de Amadores na Sociedade Hípica Paulista que termina esse domingo, 9/7. A disputa dos Seniores Top também é válida como 5ª de sete observatórias pan-americana em solo nacional para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile.
Na sexta-feira, 7, rolou a 2ª qualificativa individual que também definiu o pódio por equipes. O Time de São Paulo com Arthemus de Almeida / Dubruc JMen, Lucio Osório / Schweinsteiger, 3º Sgt Paulo Brasileiro de Miranda / Kentucky M, Doda de Miranda / DTC Dinozo un Prince faturou o ouro com apenas 4 pontos perdidos (pp).
Brasília, bicampeã por equipes 2021/2022, foi vice com o time formado por Jorge Luis Passamani / Chevaux JLP Carenthus JMen I, Luciana Lossio / R2D Lady Loise JMen, 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello´s Son JMen e Stephan Barcha / Chevaux Goldfinger Império Egípcio totalizando 17 pp.
A disputa individual está acirrada, o jovem talento Paulo Miranda, 23, pernambucano radicado em São Paulo, com Kentucky M, Brasileiro de Hipismo de 10 anos, vem na liderança da competição sem um único ponto perdido. Também por São Paulo Fernando José de Assis Costa com Ludon van de Dorpshoeve é vice-lider com ponto perdido na 1ª parcial.
Outros quatro conjuntos vem com apenas 4 pontos perdidos: Luciana Lossio / Lady Louise JMen, de Brasília, Artemus de Almeida / Dubruc JMen, o cavaleiro olímpico Doda de Miranda / DTC Dinozo un Prince, Lucio Osório / Schweinsteiger, todos três por São Pualo. Defendendo Brasília Stephan Barcha, atual bicampeão brasileiro senior top 2021/2022 e que veio especialmente da Europa, computa apenas 5 pp montando Chevaux Goldfinger Império Egípcio.
A grande decisão do Brasileiro Senior Top acontece nesse domingo, 9/7, com o GP, a 1.60m, sob dois percursos distintos, a partir das 16h30. A penúltima observatória em solo brasileiro rumo ao Pan será no Nacional de Salto 78º Aniversário da Sociedade Hípica Paranaense, entre 3 e 6/8, e a última movimenta o CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show - o 33º Indoor na Sociedade Hípica Paulista, de 22 a 27/8.
Rumo ao Pan
GPs importantes no Brasil e Exterior e Copas Nações fazem parte da preparação e observação para formação do Time Brasil no Pan-americano 2023. As provas do hipismo no Pan-americano 2023 no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, entre 20/10 e 6/11, e o Salto está agendado entre 31/10 e 4/11. Pedro Paulo Lacerda, que está acompanhando o Brasileiro Senior Top, é o chefe do equipe e Phillipe Guerdat, o técnico do Time Brasil. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Acompanhe os resultados e assista ao vivo.
Entrada franca
Sociedade Hípica Paulista - Rua Quintana, nº 206
Campeonato Brasileiro Senior Top e Amadores
6 a 9 de julho
Estacionamento: R$ 45
Imprensa CBH
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br
+55 11 99715.9499
Rute Araújo ruthe.araujo@uol.com.br
+55 11 99131.4712
Francine Flach - francine@atto.net.br
+55 21 97946.0206
"O Brasil é um país dos cavalos: têm cavalos muito bons e cavaleiros muito bons. Agora temos que fazer um plano para chegar no auge no dia certo com a equipe e também na disputa individual. Só tem um caminho para atingir isso: com trabalho duro e um bom plano", destacou Piet Raijmakers.
Com a vitória no Internacional 5* em Leipzig, o cavaleiro olímpico Yuri e Vitiki repetem o feito de uma semana atrás quando garantiu o bi no Prêmio Championat of Basel, na Suíça.
Yuri Mansur com Vitiki fatura Prêmio Cidade de Basel, a 1.55m, mais cedo Marlon Zanotelli foi 3º a 1.50m com Talina du Vivier. Nesse domingo, 12, o GP Longines de Basel, a 1.60m, encerra o tradicional evento a partir das 10h15 (fuso brasileiro).
Aos 24 anos e há três radicada na Europa, Mariana, representante da nata da nova geração do hipismo brasileiro, garantiu a maior conquista em sua carreira até hoje.