Nessa sexta-feira, 29/7, três fortes equipes terminaram os dois percursos na tradicional Copa das Nações CSIO5* Hickstead no centenário Royal International Horse Show na Inglaterra empatadas com oito pontos: França, Alemanha e Brasil levando a decisão do pódio ao desempate.
O destaque do Brasil ficou por conta do jovem talento João Victor Castro, amazonense de 25 anos radicado na Europa, com Dispo Cece, primeiro a largar a cada rodada e único a zerar os dois percursos. Francisco Musa e Alea Maraton fecharam com uma falta a cada volta e Luiz Felipe de Azevedo Filho com Hermes van de Vrombautshoeve e Marlon Zanotelli com Harwick VDL, ambos com um derrube no 1º percurso e pista limpa no 2º.
Conforme a regra, cada uma das equipes escalou um conjunto para o desempate e o Brasil foi representando por Francisco Musa montando Alea Marathon que registrou um derrube, em 44s38, resultado que veio a garantir o bronze para o Brasil.
A França representada por Roberto Olivier com Vivald des Meneaux (0/4), Levy Edward / Uno de Cerisy (16/0), Marc Dillaser / Arioto du Gevres (0/12) e Kevin Staut / Visconti du Telman (4/0) foi campeã com Mark / Arioto no desempate que zerou em 41s95. A Alemanha garantiu o vice com Ludger Beerbaum / Mila (0/4), Tobias Meyer / Greatest Boy H (0/0), Marcus Ehning / A la Carte NRW (4/0) e Philipp Weishaupt / Asathir (RT/4). Tobias / Greatest Boy zeraram o desempate em 42s89.
Em 2017, o Brasil garantiu o inédito ouro no CSIO5* de Hickstead com Marlon Zanotelli montando Sirene de la Motte, Pedro Veniss com For Felicia, Yuri Mansur e Babylotte, e Pedro Muylaert montando Prince Royal Z MFS. No ano seguinte, o país foi bronze com Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ, Pedro Junqueira Muylaert / Prince Royal Z MFS, Luiz Felipe Azevedo Filho / Chaccomo e Marlon Modolo Zanotelli / Sirene de Motte.
Agenda Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe, e Philippe Guerdat, técnico, lideraram o time Brasil em Hickstead. Essa foi a última Copa das Nações do Brasil antes do Mundial 2022, em Herning na Dinamarca, entre 11 e 14/8. Defendem o Brasil no Mundial: Bernardo Alves / Mosito van het Hellohof, Felipe Amaral / Androide 3K, Marlon Zanotelli / Like a Diamond van het Schaek, Pedro Veniss / Nimrod de Muze e Yuri Mansur / QH Alfons Santo Antonio.
Imprensa CBH
Carola May 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br
Natasha Simonato 15 99685.8234 - marketing@cbh.org.br
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.
Stephan Barcha, campeão pan-americano 2023, e Marlon Zanotelli, campeão pan-americano 2019, estão entre os destaques no Internacional Deauville Classics, na França, com forte participação brasileira. Próxima parada de Stephan é o Internacional Longines SP Horse Show, o 35º Indoor, na Hípica Paulista
Entre os destaques estão os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, atual campeão brasileiro Senior Top, que busca o penta no GP Internacional, Stephan Barcha, campeão pan-americano 2023 e líder ranking brasileiro Senior Top, é candidato ao bi ao lado de outros três cavaleiros.
Campeão olímpico brasileiro teve outras importantes classificações durante a semana no Dublin Horse Show e nesta domingo, 10, também foi 3º com Dhalida em prova de velocidade a 1.50m.