Neste domingo, 17/8, deu Brasil no pódio do GP Longines Région Normandie, a 1.55m, no Internacional Deauville Classics, na França. João Victor Castro Aguiar, 27, amazonense radicado na Europa há 10 anos, montando Chashpaid J&F sagrou-se vice-campeão. Dos 49 conjuntos, 10 protagonizaram um emocionante desempate idealizado pelo course-designer olímpico francês Grégory Bodo em que somente três voltaram a zerar.
Pela Bélgica, Rik Hemeryck montando Inoiu du Seigneur garantiu o topo do pódio. João Victor e Cashpaid J&F, garanhão da raça holsteiner de 14 anos, zeraram em 46s12. Em 3º lugar chegou a francesa Megane Moissonnier apresentando Crooner Tame. O GP, válido pelo ranking mundial FEI Longines, distribui 105 mil euros em premiação equivalente a cerca de 664 mil reais. Pelo vice, João Victor, 27, um dos principais expoentes na nova geração do hipismo brasileiro, teve direito à fatia de 133 mil reais.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso ele tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas. O Concurso aqui estava muito competitivo com muitos cavaleiros bons, até pelo fato não ter nenhum 5 estrelas (nível máximo) essa semana. Havia mais de 94 conjuntos na qualificatória do GP. O percurso inicial estava bem delicado e, ao final, acabou dando mais zeros que parecia que ia ter. Mas, graças a Deus, o cavalo saltou muito bem, ficar em 2ª foi por pouco, mas tenho certeza que já vai chegar a hora", destacou João.
Mais cedo, no GP1*, a 1.35m, o cavaleiro amador brasileiro Gilberto Sayão da Silva com Chandon Blue deu sequencia às suas boas atuações em Deauville garantindo o 3º posto. Dos 36 conjuntos, 16 foram ao desempate e Gilberto Chandon Blue voltaram a garantir percurso limpo, em 37s98. Pela França, Evann Dilasser com Godzilla Millenium venceu, sem faltas, 37s82.
Informações para imprensa
Carola May +55 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br
Stephan Barcha, campeão pan-americano 2023, e Marlon Zanotelli, campeão pan-americano 2019, estão entre os destaques no Internacional Deauville Classics, na França, com forte participação brasileira. Próxima parada de Stephan é o Internacional Longines SP Horse Show, o 35º Indoor, na Hípica Paulista
Entre os destaques estão os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, atual campeão brasileiro Senior Top, que busca o penta no GP Internacional, Stephan Barcha, campeão pan-americano 2023 e líder ranking brasileiro Senior Top, é candidato ao bi ao lado de outros três cavaleiros.
Campeão olímpico brasileiro teve outras importantes classificações durante a semana no Dublin Horse Show e nesta domingo, 10, também foi 3º com Dhalida em prova de velocidade a 1.50m.
Ao todo estão programadas 23 provas Internacionais e Nacionais com 2 milhões de reais em jogo e participação da elite do esporte no principal concurso em recinto fechado da América do Sul. Em paralelo, a plataforma de entretimento e relacionamento é um dos diferenciais.