Laura Pinseta é pós graduanda em bem-estar de equinos pela USP, orientada pelo cientista brasileiro Professor Doutor Adroaldo Zanella, pioneiro no setor em Universidades no Exterior, que hoje está à frente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Universidade de São Paulo (USP). Zanella é coordenador do projeto Animal Welfare Indicators (AWIN) – Indicadores de Bem-Estar Animal, financiado pela União Europeia, com protocolos científicos de avaliação de bem-estar, com ênfase no reconhecimento de estresse e dor.
Laura está levantando os tramites e protocolos em vigor nos principais Concursos no país, começando pela CSN D Maio 2022 no Clube Hípico de Santo Amaro e essa semana, entre 8 e 12/6, no Internacional e Nacional 51ª Copa São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista. "Vou acompanhar o desembarque e embarque dos cavalos, condições nas cocheiras, a inspeção veterinária, o aquecimento dos cavalos no paddock, o desempenho da pista, os exames de termografia e o leque de atuação dos oficiais do concurso (stewards)", explica Laura. "Depois iremos analisar e planilhar esses dados, juntar com os regulamentos já existentes principalmente no Exterior para encontrar e adequar as melhores soluções possíveis", complementa a veterinária.
Para tanto, a Confederação Brasileira de Hipismo planeja promover a criação de um selo de bem-estar tanto para clubes, maneges, criatórios e atletas. "A Federação Equestre Internacional recém criou uma comissão independente de bem-estar, presidida pela veterinária Natalie Waran, da Nova Zelândia, parceira de trabalho do Dr. Zanella, Camie Heleski, autoridade máxima em bem-estar de cavalos de esporte nos EUA, com doutorado sob orientação do Dr. Zanella, entre outros integrantes especializados", comenta Laura. "Acredito que a criação de um selo engloba também arrecadamento de recursos e ações educativas."
Fernando Sperb, presidente da CBH, o Dr Marcello Servus, diretor veterinário da CBH, estão acompanhando o passo a passo do levantamento e, em breve, serão divulgadas as primeiras ações. Laura estará nos principais concursos no Brasil, além de Internacionais 5* nos EUA e Europa, acompanhando protocolos.
"O bem estar dos nossos cavalos é não somente uma das prioridades dessa gestão à frente da CBH, como uma necessidade de todos nós, apaixonados pelo cavalo. Aplicaremos o resultado dos estudos já iniciados em várias situações, visando o bem estar e a aceitação/demonstração à sociedade dos ótimos tratos que damos aos nossos animais e tomaremos medidas rigorosas em qualquer desvio de finalidade”, enfatiza Sperb, presidente da CBH.
Imprensa CBH
Carola May 11 99175.9499 - imprensa@cbh.org.br
Natasha Simonato 15 99685.8234 - marketing@cbh.org.br
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.
Stephan Barcha, campeão pan-americano 2023, e Marlon Zanotelli, campeão pan-americano 2019, estão entre os destaques no Internacional Deauville Classics, na França, com forte participação brasileira. Próxima parada de Stephan é o Internacional Longines SP Horse Show, o 35º Indoor, na Hípica Paulista