No sábado, 30/4, o GP do Concurso de Salto Internacional Cidade de Curitiba movimentou a Sociedade Hípica Paranaense, com boa participação e público. A disputa, a 1.60m, contou com 26 conjuntos entre os quais 12 habilitaram-se para o 2º decisivo percurso. Três voltaram a garantir percurso limpo e, dessa vez, a vitória ficou em mãos argentinas com Leandro Moschini apresentando Abril Iconthon, de apenas 9 anos, que cruzou a linha chegada em 53s04.
Sagrou-se vice-campeão o top Stephan Barcha, campeão brasileiro senior top 2021, montando Artois d´Avillon, duplo zero, 55s03, batendo sua marca com Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, que cumpriu o 2º percurso limpo, 55s28, garantindo a 3ª colocação. Com o resultado, Stephan se manteve na liderança do ranking brasileiro senior top 2022 e seletiva para formação do Time Brasil nos Jogos Sul-ameriancanos - Odesur 2022, entre 7 e 11 outubro, no Paraguai.
O GP, com R$ 200 mil em premiação e patrocínio Gauss Capital, também foi válido como etapa da seletiva para a Final da Copa do Mundo 2023, em Omaha, nos EUA. Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Time Brasil, acompanhou de perto a competição. "O percurso está exigente, na altura e esperamos que a cada seletiva os conjuntos sigam melhorando e trabalhando para chegar ao Odesur com a melhor equipe possível", destacou Pedro Paulo.
O campeão Leandro Moschini tinha motivos de sobra para comemorar. "Meu cavalo tem 9 anos e essa é a primeira prova que saltamos a 1.60m. Ele tem muita capacidade e tenho muita confiança nele. O percurso estava técnico e alto e tive a sorte de fazer zero falta. Havia ginetes muito bons e o nível estava muito bom. Estou muito contente, mais que feliz."
Pódio completo - Último a largar, a consagrada dupla Marcello Ciavaglia com GR Garuda, vencedor da qualificativa do GP em 28/3, registrou o melhor tempo, 51s88, mas com uma falta, emplacando na 4ª colocação. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação o jovem talento André Moura, campeão brasileiro Under 25 em 2021, com Hennesy M e Guilherme Foroni apresentando a jovem Casella Blanca JMen, ambos com apenas uma falta, 57s88 e 58s39. A armação do percursos esteve a cargo da course-designer internacional Marina Azevedo, ao lado de Rafael Ferrarez e Vailton Jaci Cordeiro.
No caminho certo
Fernando Sperb, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, advogado e cavaleiro amador, destacou o sucesso do ciclo desde que assumiu a direção da entidade em janeiro de 2022. "Estou muito feliz, a gente já conseguiu implementar vários projetos. Chegamos à 3ª etapa do ranking senior top e agora aqui no Paraná também estamos recebendo as etapas do Circuitos de Amadores e Cavalos Novos que foram criados em nossa gestão com sucesso total. Estamos batendo recordes de inscrições. Então realmente a evolução foi muito rápida e muito antes do que imaginávamos. A felicidade é muito grande. Os cavaleiros estão satisfeitos com a elevação de premiação e nível das disputas. Há muito tempo não tínhamos GPs, a 1.55m. Os conjuntos estão evoluindo e com as seletivas estamos preparando as nossas equipes e vamos atingir mais objetivos."
GP Internacional Cidade de Curitiba
Campeão Leandro Moschini / Abril Iconthon - ARG - 0/0 - 0/53s04
Vice Stephan Barcha / Artois d´Avillon - BRA - 0/0 - 0/55s03
3º Stephan Barcha / Chevaux Primavera Montana Império Egípcio - BRA - 0/0 -0/55s28
4º Marcello Ciavaglia / GR Garuda - BRA - 0/4 - 4/51s88
5º André Moura / Henessy M - 4/0 - 4/57s88
6º Guilherme Foroni / Casella Blanca JMen - 4/0 - 4/58s39
Imprensa CBH
Carola May 11 99175.9499 - imprensa@cbh.org.br
Natasha Simonato 15 99685.8234 - marketing@cbh.org.br
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.
Stephan Barcha, campeão pan-americano 2023, e Marlon Zanotelli, campeão pan-americano 2019, estão entre os destaques no Internacional Deauville Classics, na França, com forte participação brasileira. Próxima parada de Stephan é o Internacional Longines SP Horse Show, o 35º Indoor, na Hípica Paulista