Capa

Rodrigo Pessoa com Carlito´s Way cada vez mais afiados emplacam em 6º lugar em GP5* nos EUA

14.03.2021  |    64 visualizações ESPORTE 1

A dupla integra a lista de observados para Tóquio, que pode vir a ser a 7ª participação olímpica do brasileiro campeão olímpico 2004. O Internacional 5* em Wellington é o único da semana, uma vez que na Europa há restrição de competições até 11/4 devido a um surto de herpes vírus equino.

Na noite desse sábado, 13/3, o cavaleiro top brasileiro Rodrigo Pessoa montando Carlito´s Way, conjunto que vem franca ascensão e integra a lista de observados para formação do Time Brasil em Tóquio, garantiu o 6º posto no GP5*, a 1.60m, com premiação de U$ 400 mil, na 9ª semana do Winter Equestrian Festival em Wellington na Flórida (EUA).

Dos 39 conjuntos, nove foram ao desempate idealizado pelo course-designer irlandês Alan Wide. Rodrigo montando Carlito´s Way, um holsteiner filho de Cassal Ask em Nicoletta I de 11 anos que está sob a sela do cavaleiro há pouco mais de um ano, foi o primeiro a largar cruzando a linha de chegada com mais um percurso sem faltas, em 41s451. Resultado que viria a garantir ao brasileiro campeão olímpico, mundial e tricampeão da Copa do Mundo o 6º posto na classificação geral do desempate com participação de diversas estrelas olímpicas. O cavaleiro campeão olímpico 2004, integrante do Time Brasil medalha de bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2020, pode vir a garantir sua sétima participação em Jogos Olímpicos em Tóquio.

Ao final a vitória ficou com cavaleiro Abel Said montando Bandit Savoie que zerou em 38s705, tornando-se o primeiro egípcio a vencer um GP 5* no Winter Equestrian Festival. A 2ª coube ao cavaleiro olímpico alemão Daniel Deusser, atual nº 3 do ranking mundial, montando Killer Queen VDM, pista limpa, 38s716, seguido pelo também olímpico irlandês Cian O Connor montando Kilkenny, sem faltas, 39s093.

Outros dois brasileiros Eduardo Menezes montando H5 Chaganus e Yuri Mansur com Vitiki também disputaram o GP fechando respectivamente com apenas 4 e 9 pontos perdidos na 1ª passagem. Ao lado de cerca de 20 cavaleiros, Eduardo e Yuri também integram a long list de conjuntos em observação para formação do Time Brasil em Tóquio. A 2ª fase de observação está agendada para acontecer na Europa e a cargo da comissão formada pelo técnico suíço Philippe Guerdat, o chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda e diretor técnico Rodrigo Sarmento, na nova gestão da CBH no ciclo olímpico 2021/2024 com Franciso Mari, presidente, e João Loyo de Meira Lins, vice.

Em uma temporada cheia de adversidades com a pandemia global da Covid-19 e agora também com necessidade de proteger os cavalos de uma nova cepa do herpes vírus equino EHV-1 (forma neurológica), a continuidade do Winter Equestrian Festival que a cada ano tem 12 semanas de duração mantendo a segurança dos cavalos e cavaleiros é prioridade nº 1.

Especialmente, em um ano olímpico, muitos cavaleiros em Wellington expressaram seus agradecimentos pela oportunidade de competir em um Internacional 5* nível máximo. No momento as competições internacionais na Europa continental estão suspensas até 11/4, conforme norma da Federação Equestre Internacional, prorrogando o prazo inicialmente previsto (até 28/3).

 

Imprensa CBH com infos Equestrian Sports Productions e FEI 

 

Carola May - imprensa@cbh.org.br

+ 55 11 99715 9499

Isabella Campedelli - comunicacao@cbh.org.br 

+55  21 2277.9151

 

 

Leia também...
21.08.2025

A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.

19.08.2025

Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.

18.08.2025

Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.

17.08.2025

"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.