Na noite da sexta-feira, 5/3, o Time Brasil de Salto participou de sua primeira Copa das Nações do ano no CSIO4* no Winter Equestrian Festival, na Flórida (EUA). Com uma equipe estrelada formada por Luiz Francisco Azevedo montando Comic, único a zerar os dois percursos, Rodrigo Pessoa montando Carlitos Way 6 que registrou apenas 1 ponto perdido (pp) por excesso de tempo no 2º percurso, Yuri Mansur montando Vitiki, oito pontos no 1º percurso e 5 pontos no 2º, e Rodrigo Lambre montando J´Adore van het Klinkhof que com 16 e 8 pp teve seus resultados descartados, o Brasil garantiu o 3º posto entre oito fortes equipes.
Em Copas das Nações, sempre disputadas em dois percursos, conforme a regra, cada equipe participante descarta o pior resultado do 1º e 2º percurso que ontem foram idealizados pelos norte-americanos Steve Stephens e Nick Granat. Os donos da casa EUA - Lilli Keenan / Faster - 0/(4), Bliss Heers / Antdote de Mars - 0/0, Brian Moggre / Balou du Reventon - (4)/0, Jessica Springsteen / Don Juan van de Donkhoeve - 1/0 - subiram ao topo do pódio computando apenas um 1 ponto perdido e a Irlanda foi vice, 4 pontos. A disputa distribuiu U$ 150 mil em premiação.
Acompanharam o Time Brasil em Wellington o técnico da equipe, o renomado treinador suíço Philippe Guerdat, e o chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda, além do veterinário oficial do Time Brasil Rogério Saito. Guerdat e Lacerda lideraram a conquista do hexacampeonato por equipes no Pan Lima 2019, garantindo a vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio postergados para 23 de julho e 8 de agosto de 2021. A disputa na modalidade Salto acontece entre 3 e 7 de agosto.
Completando os resultados da Copa das Nações da 4ª à 8ª colocação, a equipe de Israel, 16 pp, seguido pelo Canadá, 20 pp, Grã Bretanha, 24 pp, Colômbia, 29 pp e México, 33 pp.
De olho na formação do Time Brasil em Tóquio e outras importantes competições internacionais
Todos os conjuntos brasileiros participantes do Winter Equestrian Festival em Wellington, Flórida, EUA, estão sendo observados durante a temporada nos EUA e de acordo com suas performances podem ser convocados, a critério do técnico da equipe, para participar da 2ª fase de observação visando a avaliação do potencial de performance para formação do Time Brasil primeiramente nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (2021) e também nos WEG 2022 (World Equestrian Games), Jogos Pan-americanos 2023 e Jogos Olímpicos 2024.
Na 2ª fase, todos os conjuntos brasileiros em Copas das Nações e Internacionais de Salto, definidas pelo técnico e, de acordo com suas performances, podem ser convocados para o Time Brasil de Salto.
Copa das Nações CSIO4* Wellington - 5/3/2021
3º lugar Brasil - 14 pp
Rodrigo Lambre / J´Adore van het Klinkhof - (16)/(8)
Luiz Franciso de Azevedo / Comic - 0/0
Yuri Mansur / Vitiki - 8/5
Rodrigo Pessoa / Carlitos´s Way 6 - 0/1
Campeão EUA- 1 ponto perdido (pp)
Lilli Keenan / Faster - 0/(4)
Bliss Heers / Antdote de Mars - 0/0
Brian Moggre / Balou du Reventon - (4)/0
Jessica Springsteen / Don Juan van de Donkhoeve - 1/0
Vice Irlanda - 4 pp
Shane Sweetnam / Karlin van´t Vennehof - 0/0
Bertram Allen / Castlefield vegas - 0/4
Michael Duffy / Zilton SL Z - 0/4
Cian O´Connor / Cadiz - 0/0
Informações:
Carola May - imprensa@cbh.org.br
+ 55 11 99715 9499
Isabella Campedelli - comunicacao@cbh.org.br
+55 21 2277.9151
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.