Nesse domingo, 22/11, o cavaleiro paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho com seu Azrael W, mais premiada dupla em atividade no país, conquistou o título brasileiro Senior Top 2020 na Sociedade Hípica Paulista e, de quebra, garantiu tri consecutivo e penta na história da competição 2020/2019/2018/2016/2015.
Mas o resultado não veio fácil. Após vencer as duas primeiras parciais sem cometer uma única falta, Zé Roberto e Azrael perderam 16 pontos na 1ª passagem do GP, 1.60m, e com uma recuperação espetacular espetacular no 2º percurso fizeram pista limpa fechando com 16 pontos perdidos (pp), resultado que viria a lhe garantir o penta. Os percursos foram armados pela course-designer internacional Marina Azevedo.
Enquanto Marcello Ciavaglia com Garuda GR, que antecedeu a entrada de Zé Roberto e vem de vitória no GP Indoor da Sociedade Hípica Paulista em 1/11, fecharam a 1ª volta com uma falta e fizeram pista limpa na 2ª, totalizando 20 pp, conquistando assim o vice-campeonato. Último em pista por ser líder parcial com 13 pp na corrida pelo título, Stephan Barcha com Atomic des Luthiers, acabou cometendo duas faltas, fechando o campeonato na 3ª colocação com 21 pp.
"Eu não posso jamais olhar e criticar meu cavalo (Azrael de 15 anos) com tudo que ele já me deu. Infelizmente na primeira não fizemos uma boa distensão, entrei um pouco frio e cometi uma falta no número e perdi um pouco a concentração e a porta abriu. Mas quando eu saí e estava menos de uma falta do título, eu sabia que o jogo ainda podia ser virado", destacou Zé Roberto. "Dependia de mim entrar lá e fazer o meu zero e contar com que fosse minha estrela novamente e graças a Deus ela brilhou. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que torcem pela gente, toda minha equipe, tratadores, cavaleiros, veterinário e amigos e todos que estão por aí. Obrigado a todos!", finalizou o campeão, que garantiu a fatia de 45 mil reais de um total 120 mil reais em jogo.
Curiosamente, em 2019, o placar do Campeonato Brasileiro Senior Top foi o mesmo: Zé Roberto, campeão, e Marcello, vice. A disputa também foi válida pela 5ª de 9 etapas do ranking brasileiro senior top. Marcello manteve a liderança parcial com 227,5 pontos. José Roberto subiu da 4ª para 2ª posição, agora com 220,5 pontos. E Lúcio Osório que era vice líder e fechou o Brasileiro na 5ª colocação agora é 3º, 187 pontos.
Semana que vem a caravana do hipismo brasileiro estará Internacional e Nacional de Saltos do 82º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, onde o GP será válido como etapa seletiva da liga sul-americana para a final da Copa do Mundo 2021 e 6ª Etapa do ranking brasileiro senior top.
Pódio Brasileiro Senior Top 2020
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W - FPH - 16 pp
Vice Marcello Ciavaglia / GR Garuda - FPH - 20 pp
3º Stephan Barcha / Atomic des Luthiers - FHBr - 21 pp
4º Daniel Khury / Euclides Método - FPrH - 25 pp
5º Lucio Osório / Visa Versa DVZ do Igarapé - FPH - 34 pp
6º Rodrigo Chaves Nunes / Diamant SH - FPH -42 pp
Agenda Ranking Brasileiro Senior Top 2020
6ª Etapa CSI-W e CSN Rio de Janeiro - SHB - 25 a 29/11
7ª Etapa CSN Top Riders - SHP - 3 a 6/12
8ª Etapa CSI-W e CSN D´ezembro - CHSA - 9 a 13//12
9ª Etapa (a confirmar)
Carola May - imprensa@cbh.org.br
+ 55 11 99715 9499
Isabella Campedelli - comunicacao@cbh.org.br
+55 21 2277.9151
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.