Capa

Nata jovem do hipismo disputou o Campeonato Brasileiro de alto rendimento no Rio de Janeiro

05.10.2020  |    101 visualizações ESPORTE 1

Maria Luiza Vieira, João Vitor de Lemos, Isadora Pastore, Fillipo Colli e Gaetan Toque são os campeões brasileiros 2020 nas categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim. Os três primeiros colocados e o líder do ranking terão direito a clínica com Marlon Zanotelli e Philippe Guerdat.

Encerrando o Campeonato Brasileiro da Juventude no domingo, 4/10, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, nem mesmo a chuva tirou o brilho da disputa da decisão do título individual Junior (14 a 18 anos), a 1.40/1.45m. A medalha de ouro só foi definida no baixar da bandeirola do último conjunto a entrar na segunda volta do GP Hélio Pessoa, quando a representante de São Paulo Maria Luiza Martha da Silva Vieira e sua Acarole do Refúgio, que precisavam do zero para o título, deixaram todos os obstáculos intactos. Malu Martha, como é conhecida, já tinha a prata garantida com a tordilha Árica de Caillou, mas arrematou o ouro mais do que merecido.

Muito feliz e cumprimentada pela família inteira, Malu de 17 anos, é quase uma veterana no esporte: campeã brasileira de Pré-junior 2019, campeã sul-americana Pré Junior 2018 e bronze sul-americano Pré Junior 2019, ainda assim disse que ficou muito nervosa. “É meu primeiro campeonato na Junior e estou há pouco tempo montando essa égua. Mas eu não sei o que acontece, mesmo nervosa, quando entro na pista, consigo fazer direito”, explicou a campeã que fechou com 13,25 pontos perdidos (pp).

Na categoria Pré-junior (14 a 16 anos), a 1.30/1.35m, a decisão também foi acirrada. João Vitor Gomes de Lemos, cavaleiro de Brasília filho do ginete top Geraldo Gomes de Lemos, levou Cristiano JMen à vitória, com apenas um derrube trazido do 1º percurso da decisão final e 0.40 pp da 1ª prova, totalizando 4,40 pp. “Fui campeão sul americano Mirim individual e por equipes em 2019. E esse ano me dediquei muito, principalmente durante a quarentena e consegui esse título de campeão brasileiro. Estou muito feliz, muito obrigado a todos que torceram!”, festejou o cavaleiro, de 15 anos. “Se tudo seguir certinho vou fazer mais um ano de Pré junior com o Cristiano JMen, que está conosco desde os 4 anos de idade e só deu alegria até agora”, finalizou.

Na categoria Mirim (12 a 14 anos), 1.20/1.25m, teve desempate para decisão da medalha de ouro e prata entre dois conjuntos de São Paulo sem faltas ao longo dos três dias de competição. A amazona do Isadora Pastore Resende Vilela, que em 2019 foi bronze, dessa vez levou o título. Isadora e Sil For zeraram o desempate em 38s70, arrematando o título brasileiro. "Esse ano eu vim para ganhar ”, afirmou a campeã, de 15 anos recém completos, que dedicou o campeonato à sua égua.

No sábado, 4/10, teve decisão do Brasileiro da Juventude nas categorias Mini-mirim e Pré-mirim. Na categoria Mini-mirim (8 a 11 anos), a 1/1.05 metro, cinco conjuntos fecharam as três provas totalizando quatro percurso percursos levando a decisão a um emocionante desempate. Valeu a melhor aproximação ao tempo ideal de 41 segundos que conforme a regra só é divulgado ao final. Montando QH Elvis, o jovem talento paulista Gaetan fez pista limpa, em 40s09, resultado que lhe garantiu o título de campeão brasileiro mini-mirim 2020.

"Eu não vim aqui para ganhar, eu vim aqui para me divertir. Eu acho que obrigação é montar bem e ficar feliz com o resultado e ganhar é consequencia. Mas eu fico muito feliz com o resultado e pelo meu cavalo", destacou Gaetan, emocionando a todos em entrevista ao webcanal da SHB. "Ano passado eu fui eliminando no segundo dia. Então eu vim bem nervoso para cá, mas graças a Deus, ao Cristo Redentor ali, deu tudo certo. Eu queria agradecer a minha família na França, meu pai, meus avós e dizer a todos: merci beaucup e je t´aime."


Na categoria Pré-mirim, três terminaram o terceiro dia prova e total de cinco percursos sem faltas levando a decisão ao desempate. O catarinense Fillipo Colli com Salamandra Chap Franciska, segundo no desempate, fez uma apresentação perfeita cruzando a linha de chegada sem faltas, em36s47, resultado lhe garantiu o título. “A estratégia foi não perder tempo, fazer uma curva que a primeira concorrente não tinha feito e tentar o zero. Deu certo!, festejou Fillipo, 12.


Homenagem a Hélio Pessoa

No domingo, 4/10, em cerimônia não menos emocionante antes do GP da final dos Juniores, que levou seu nome, a Hípica homenageou os 80 anos do cavaleiro internacional da casa, treinador e course designer Hélio Pessoa. Parte da família mais icônica do hipismo brasileiro, Hélio estreou em grandes competições no Brasil e nos anos 60 e 70 conquistou centenas de vitórias e classificações em concursos nacionais e internacionais. Rodolpho Figueira de Mello, presidente da FEERJ, Ronaldo Bittencourt, presidente da CBH, Antônio Alegria Simões, presidente da entidade anfitriã, Osmair Luminatti, diretor da SHB, entregaram a placa de bronze comemorativa a Hélio Pessoa, que também prestigiou a premiação dos vencedores nas categoria Junior e Pré-junior.


De olho no alto rendimento

O Campeonato Brasileiro da Juventude recebeu na sexta-feira, 3/10, a visita do diretor da Secretaria de Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luis Roberto de Moraes Duarte, a convite de Ronaldo Bittencourt Filho. Moraes Duarte ficou muito impressionado com a determinação e a capacidade de superação dos jovens concorrentes. O diretor, que é responsável justamente pelas categorias de base de alto rendimento da Secretaria, garantiu: “estamos empenhados em fazer o possível para dar mais dar mais visibilidade a este esporte tão importante e que tantas medalhas já trouxe para o país”. Segundo Duarte, não há muita verba, mas a ideia que muitos têm de que se trata de um esporte caro em que os participantes não precisam de ajuda é errônea. “Estou tentando me aproximar para entender, justamente, onde posso tentar ajudar”, afirmou o diretor.

Clínica de alta performance para 3 primeiros do Brasileiro da Juventude e líderes do ranking

O campeão, vice-campeão e o 3º lugar do Campeonato Brasileiro de cada categoria, bem como o líder do ranking brasileiro nas respectivas cinco séries Mini-mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior (a ser confirmado após a atualização da contagem de pontos) terão direito a uma clínica de alta performance com o campeão pan-americano Marlon Zanotelli e o técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat. A CBH será responsável pela locação do espaço e infraestrutura para atendimento à Clínica, custeio de passagem e hospedagem dos atletas em quartos duplos, hospedagem dos treinadores em quartos duplos e estabulagem dos animais no local de realização da Clínica. A data e o local serão divulgados em breve. Veja o regulamento.


Final Junior
Campeã Maria Luiza Martha Vieira / Acarole do Refúgio - FPH - 13,25 pp
Vice João Pedro de Almeida Chaves / Calanthur JMen - FEP - 16 pp
3º Antonio Dorey Correa da Veiga / Le Care - FEERJ - 22,33 pp
4º Maria Luiza Martha Vieira / Arica du Caillou - FPH - 17,65 pp
5º Antonio Cirne Lima / Quidam Forever - FGEE - 24,98 pp
6º Monique Hubner Busato / Bentley do Refúgio - FPRH - 33,63 pp

Final Pré-junior
Campeão João Vitor Gomes de Lemos / Cristiano JMen - FHBR - 4.40 pp
Vice Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Essenza TW - FPH - 5,62 pp
3º João Marcelo Monte Santos / Belina da Amoranda - FEP - 8,42 pp
4º Luiz Eduardo Requião Strutz / Lassale JMen - FPrH - 9,48 pp
5º João Marcelo Monte Santos / By Ranna Lord Pequin - FEP - 9,42 pp
6º Gabriela Munhoz Ongaratto Furlan / Horse a Porter Cheval HSL Brandy - FPrH - 9,83 pp

Final Mirim
Campeã Isadora Pastore Resende Vilela / Sil For - FPH - 0 pp
Vice João Malucelli Egoroff / Wangu Cooper - FPH - 0pp
3º Raissa Alfredo Oliveira / Libellez - FPH - 12 pp
4º Vivian Park Kang / Luna Pullman - FPH - 16 pp
5º Mateus Mussi / Cori Calei Guet II - FEERj - 20 pp
6º Vivian Park Kang / Macarena Tok - FPH - 20 pp

Final Pré-mirim

Campeão Fillipo Colli com Salamandra Chap Franciska- FCH - 0 pp - 0/36s47
Vice Clara Duque Poggi / Special - FPH - 0 pp - 0/37s80
3º Maria Vitoria Gastão da Rosa / Chronus - FCH - 0 pp - 4/41s33
4º Nina Flausino / Cancioneira JMen - FHMG - 4pp
5º Julia Felix / Donatela H20 - FHBR - 4 pp
6º Nina Storrer Müller / Extrato HI - FPrH- 4 pp

Final Mini-mirim
Campeão Gaetan Toque / QH Elvis C - FPH - 0pp - 0/40s09
Vice Theo Seebacher Branco Jordão / All Graf - FEERJ -0 pp - 0/39s88
3º Bruno Dias Cambraia Henriques Costa / Copain - FHMG - 0 pp - 0/38s45
4º Gustavo Salek Limongi / Zafira Utopia - FPH - 0pp - 0/34s84
5º Gustavo Salek Limongi / MB Karnak - FPH - 0 pp - 4/41s03
6º Rafael Naleto Gasparini / GF Catarina - FSHM - 1 pp

Mais detalhes em www.cbh.org.br

Informações 

Carola May - imprensa@cbh.org.br

Isabella Campedelli - comunicacao@cbh.org.br

 

Whatsapp: + 55 21 2277.9151

 

Leia também...
06.04.2025

Disputa marcou a largada do ranking brasileiro Senior Top 2025 e distribuiu 200 mil reais em premiação. Stephan veio ao Brasil para acompanhar a esposa com um problema de saúde agora superado e, nesta 2ª feira, 7, retorna à Europa, mas planeja saltar o Internacional de Curitiba daqui a duas semanas.

06.04.2025

Na Copa Ouro a vitória foi de Luis Gustavo Godinho. Primeiro Concurso de Salto Nacional 5* na temporada 2025 na Sociedade Hípica Paulista fecha nesse domingo, 6/4, com GP, a 1.55m, abrindo a série do ranking Senior Top (rendimento máximo) 2025.

04.04.2025

Concurso de Salto Nacional 5* SHP Open chega a sua 9ª edição e segue até domingo, 6/4, na Sociedade Hípica Paulista, com participação da elite do esporte, amadores e jovens talentos.

04.04.2025

Neste início de um novo ciclo olímpico com Constantino Scampini na presidência da CBH, a noite de premiação dos melhores do ranking brasileiro 2024 em oito modalidades contou, entre outros, com dirigentes dos Comitês Olímpicos e Paralímpicos e Comissão de Desportes do Exército.