Com atuação espetacular, o top brasileiro Marlon Zanotelli montando Icarus foi o único conjunto com duplo zero no Prêmio, a 1.50/1.55m, que encerrou o Concurso de Salto Internacional 5* na Valkenswaard no complexo equestre de Jan Tops, na Holanda, nesse domingo, 13/9. A disputa em duas voltas contou com 21 conjuntos e somente Marlon, dono de dois ouros (individual e por equipes) no Pan Lima 2019, e Icarus garantiram duplo zero em 64s29. A 2ª colocação ficou com a anfitriã australiana Edwina Tops Alexander que montando Identiy Vitserole zerou a 1ª volta e fechou em 62s13, mas com uma falta. O belga Jos Verlooy com Jocobien Dwear Hagen emplacou em 3º lugar, também com um derrube, em 63s22. A disputa distribuiu 85 mil euros em premiação.
No sábado, 12/9, Marlon bateu na trave e por muito pouco não venceu seu 2º GP5*, a 1.60m, em 14 dias, uma vez que a primeira vitória em um GP5*, a 1.60m, foi no Hubside Jumping Grimaud St Tropez em 29/8. Na ocasião Marlon montou VDL Edgar, o mesmo com o qual disputou o GP Global Champions de Valkenswaard, a 1.60m, em que a vitória lhe escapou por pouco com uma falta no último obstáculo do desempate, em 44s23, melhor tempo da prova, fechando em 7º lugar. A vitória no GP dotado em 300 mil euros foi do belga Gregory Whathelet apresentando Nevados, seguido pelo campeão olímpico britânico Scott Brash montando Hello Jefferson, que zeraram em 44s62 e 45s71, respectivamente.
Ambas as disputas foram válidas pelo Ranking Mundial FEI Longines em que o Marlon, 32, maranhense radicado na Europa há mais de uma década, é o atual melhor brasileiro na 16ª colocação (com eventos válidos até 31/8/2020), subindo duas posições em relação ao mês anterior. O cavaleiro está entre os fortes candidatos a uma vaga no Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, postergados para o ano que vem.
Informações
Carola May - imprensa@cbh.org.br
Isabella Campedelli - comunicacao@cbh.org.br
Whatsapp: + 55 21 2277.9151
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.