A sexta-feira, 3/7, começou com excelente resultado para o hipismo brasileiro na França. Montando VDL Edgar, Marlon Zanotelli faturou a prova a 1.55 metro, com desempate, no Concurso de Salto Internacional 5* Hubside Jumping em Grimaud St Tropez, na França. Como alto nível técnico, dos 49 conjuntos 20 foram ao desempate. Marlon e VDL Edgar, um sela holandês de 11 anos, venceu com mais um percurso sem faltas, em 38s30. A 2ª colocação foi do britânico Holly Smith com Denver, seguido pelo belga Jérome Guery com Quel Homme de Hus, que zeraram em 38s61 e 38s70 respectivamente. Na mesma disputa, o brasileiro Yuri Mansur com Vitiki, cavalo plenamente recuperado após uma lesão há dois anos, fechou com apenas 5 pontos perdidos.
Na prova seguinte, com chamada a 1.50m direto ao cronômetro, Yuri garantiu o 3º posto apresentando Casaktie, sem faltas, 60s80. A vitória foi do irlandês Bertram Allem que cruzou a linha de chegada com percurso limpo em 58s63, superando demais 53 conjuntos. A principal disputa do Internacional em Grimaud, o primeiro de nível 5* após a quarentena da Covid-19, acontece no domingo, 5/7, com o GP, a 1.60 metro.
Nessa volta aos concursos internacionais na Europa, Marlon elogiou a organização e recepção. "A organização fez um papel crucial para o retorno do esporte de mais alto nível na Europa, em tão pouco tempo após a quarentena. Estou encantado, muito obrigado!", destacou o brasileiro. "Também agradeço a minha equipe e aos proprietários do VDL Edgar M. Ele é um cavalo excepcional e foi uma pena a gente ter deixado ter competir nesse primeiro semestre, pois ele estava em ótima forma. Hoje, senti que poderíamos dar o nosso melhor. Assisti ao desempate do Holly Smith. Na linha do obstáculo nº 3 para o nº 4, eu havia planejado oito lances, mas vi que o Holly deu sete. Então também tentei e essa era a opção certa", finalizou o brasileiro.
Já nos EUA, no Concurso de Salto Internacional 3* no Tryon International Center, também teve vitória brasileira na quinta-feira, 2/7. Eduardo Menezes montando Magnolia Mystic Rose, égua BH de 11 anos, garantiu a vitória na prova de boas-vindas FEI, a 1.50 metro, já valendo como esquenta para o GP, principal disputa da competição, no sábado, 4/7. Sem faltas, em 35s115, Eduardo com Magnolia Mystic Rose conquistou a 1ª colocação. Em 2º lugar chegou a norte-americana Jenni McCallister com Escada VS, seguida pela compatriota Bezzie Madden montando Chic Hn D Hyrencourt, sem faltas, 36s743 e 38s674. Também representando Brasil, Eduardo com H5 Elvaro e Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho, com My Way, fecharam a 1ª volta com apenas um derrube.
“A Magnolia teve um breve período de férias. Ela tem muita qualidade e é muito guerreira na pista, você sempre pode contar com ela e é o tipo de cavalo que melhora a cada prova. O percurso estava bastante difícil e técnico. No desempate eu tinha a estratégia de tirar um lance e deu certo! Agora vamos aguardar o GP", disse Eduardo.
Acompanhamento técnico de olho em Tóquio
Ao todo, 17 cavaleiros e amazonas disputam Internacionais de Salto essa semana (clique aqui e acompanhe os resultados). O técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat, que liderou a equipe medalha de ouro no Pan Lima 2019, está acompanhando os atletas. Esse final de semana, Guerdat se encontra no Internacional 2* de Royan, com participação dos cavaleiros Pedro Muylaert e Felipe Amaral. Além de acompanhar os concursos e resultados, o técnico também tem visitado os atletas em seus centros de treinamento para fazer o planejamento visando os principais concursos e observação para formação do Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Cerca de 20 conjuntos (cavaleiro/cavalo) estão participando do processo olímpico.
CBH com assessorias Hubside Jumping e Tryon International Equestrian Center
Informações
Carola May - imprensa@cbh.org.br
Isabella Campedelli - comunicacao@cbh.org.br
Whatsapp: + 55 21 2277.9151
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.