Com 110 participantes provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerias, Brasília e Comissão dos Desportes do Exército em todos os níveis categorias começa nessa sexta-feira, 22, e segue até domingo, 24/11, o Campeonato Brasileiro de e Taça Brasil de Adestramento no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Leandro Silva, integrante do Time Brasil de Adestramento medalha de bronze no Pan-americano de Lima 2019, está entre os destaque e faz sua primeira prova após os Jogos com sua montaria Dicaprio. Também participam o medalhista pan-americano Rogério Clementino, a amazona olímpica Giovana Pass, ao lado de outros profissionais de ponta, amadores e jovens talentos.
A boa nova é a criação de quatro categorias - Elementar Juvenil, Preliminar Juvenil, Média I Juvenil e Média II Juvenil - voltada a jovens talentos de 8 anos até o fim de ano que completarem 17 anos. As novas categorias visam fomentar a participação de jovens no Campeonato Brasileiro - nos casos em que por um motivo ou outro não estarem competindo as categorias consideradas de alto rendimento: mini-mirim (8 a 11 anos), mirim (12 a 14 anos) e junior (14 a 18 anos) e jovens cavaleiros (16 a 21 anos). O modelo é semelhante ao Salto em que existe a categoria Jovem Cavaleiro (12 a 21 anos) disputada nas alturas de 1, 1.10, 1.20 e 1.30m para jovens talentos que não competem no alto rendimento (nesse caso pré-mirim, mirim, pré-junior, junior e young riders).
Sendo assim títulos brasileiros são disputados nas categorias Pôneis, Iniciantes, Mini-mirim, Mirim, Junior, Young Riders (Jovem Cavaleiro), Amadores em seis séries Top, Elementar, Preliminar, Média I, Média II, Forte I, Senior e Senior Top, Cavalos Novos 4,5,6 e 7 anos, Juvenil Elementar, Preliminar, Média I e Média II e os profissionais que não estão competindo nas séries Senior e/ou Senior Top disputam a Taça Brasil nas séries Elementar até Média II. Também haverá disputa por equipes.
Formam o juri no Campeonato Brasil e Taça Brasil Sandra Smith de Oliveira Martins, presidente, ao lado de Claudia Moreira de Mesquita, Natacha Waddell, juizas internacionais 4*, ao lado de Lindinha Macedo, Cel Márcio Navarro de Camargo, André Ganc e Petra Garbade.
Em paralelo com o evento, em 21 e 22/11, será realizado um Fórum CBH de Adestramento e Painel BH de Adestramento,m gratuito. Confira a programação:
5ª feira 21/11 das 15h às 16h30
Reunião de oficiais CBH (aberta à stewards e juízes de adestramento CBH) – discussão sobre alterações no regulamento eassuntos gerais. Obrigatório para os juízes do evento.
5ª feira 21/11 das 17h às 18h30
Palestra: “Embocaduras, qual a diferença entre elas e seus efeitos”
Palestrante: Petra Garbade (veterinária FEI/amazona/juíza nacional oficial e criadora).
5ª feira 21/11 às 19h
Pizza de confraternização do Campeonato Brasileiro de Adestramento
Adquira seu convite no restaurante do Casarão do Clube (R$ 60,00
sistema rodízio por pessoa - bebidas à parte).
6ª feira 22/11 das 15h às 16h - Palestra sobre Organização de eventos de
adestramento.
Palestrante: Sandra Smith (diretora de Adestramento da CBH, juíza
FEI 4*, amazona internacional, treinadora internacional)
Aberta a diretores de Federações, clubes, organizadores de eventos, cavaleiros com ID CBH válido.
6ª feira 22/11 das 16h – 17h reunião de atletas com diretoria de adestramento da CBH e representantes dos atletas (aberta aos atletas de adestramento com id CBH válido).
6ª feira 22/11 das 17h às 19h - 2º Painel BH de Adestramento – “Escala de treinamento e como atingir seus objetivos”
Debate: Sérgio Castany de Fiori (atleta, juiz estadual e representante dos cavaleiros junto à CBH), Andre Ganc (atleta, juiz nacional oficial, treinador internacional), Pia Aragão (atleta, treinadora). Aberto a perguntas no final.
Serviço
Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento
21 a 24/11
Clube Hípico de Santo Amaro
Rua Visconde de Taunay, 508
Entrada Franca
Estacionamento: R$ 25
Imprensa CBH
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br ; 11 99715.9499
Rute Araújo - ruthe.araujo@uol.com.br ; 11 99131.4712
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.
Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.
"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.