Capa

Nova geração do hipismo brasileiro computa 3 ouros e duas 2 pratas por equipes no Sul-americano

20.09.2019  |    85 visualizações ESPORTE 1

Cavaleiros e amazonas das categorias Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior e Young Riders estão fazendo jus ao favoritismo do Brasil no Sul-americano da Juventude.. Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil campeão em Lima 2019, está acompanhando a competição da nata jovem do hipismo brasileiro.

Já foram três as finais por equipes no Campeonato Sul-americano da Juventude - FEI Americas Championship Paraguay 2019 - no Club Hipico Paraguayo, em Mariano Alonso, Asuncion. O saldo dos Times Brasil está mais que positivo. Pela ordem cronológica em 18/9, o Time Brasil Verde da categoria Pré-mirim (8 a 11 anos) - Giulia Atrasas Bolson / SL Bali III, Lina Barrato Capelo Beltrão / Kamila G, Henrique Dias Rennó Silva / Oracle Tok e Carol Sztamfater Chocolat / Chiya Z - conquistou a 1ª medalha de ouro sem um único ponto perdido (pp).

Já em 19/9, a nata jovem do hipismo brasileiro garantiu duas dobradinhas no placar das equipes. Na categoria Mirim (12 a 14 anos), o Time Brasil Verde - Chloe Tanzilli Teillere / JCR Guiness, Enzo Toque / Cantana Beerbqquie, João Malucelli Egoroff / Holandes T e João Vitor Gomes de Lemos / Cristhiano JMen - conquistou a medalha de ouro com apenas 2 pp. A medalha de prata coube ao Time Brasil Amarelo - Felipe de Mello Siqueira Ferreira / CS Witch, Isadora Pastore Resende Vilela / GB Cestelle, Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Impressive JMen e Vivian Katherine Park Kang / Luna Pullman, -14 pp.

Em seguida foi a vez das equipes Pré-junior (14 a 16 anos) subirem ao pódio. O Time Brasil Amarelo com Philip Greenlees / Premiere Avignon Z, Antonio Johannpeter Cirne Lima / Unforgettable JM, João Felipe de Albuquerque Maranhão Gomes / Vereda do Araucaria e Augusto Bonotto Perfeito / Busch van het Prinseveld conquistou a medalha de ouro totalizando 19,91 pp. A medalha de prata ficou com o Time Brasil Verde João Pedro de Almeida Chaves / Cuantica Loar, Otaviano Vilaça / Azzaro du Sartiau, João Marcelo Monte Santos / Belina de Amoranda e Maria Luiza Martha Vieira / Arica du Caillou, 21,81 pp.

Nessa sexta-feira, 20, acontecem a 2ª qualificativa individual das categorias Junior (14 a 18 anos) e Young Riders (16 a 21), além das provas de consolação (para conjuntos não qualificados para a final individual) das categorias Pré-mirim, Mirim e Pré-junior que têm sua final individual no sábado, 21. No domingo, 22, são decididos os pódios individuais dos Juniores e Young Riders. A armação dos percursos está a cargo do argentino Ivan Tagle.

Em 2018, no Sul Americano da Juventude realizado no Chile, os jovens talentos brasileiros garantiram todos os pódios possíveis - Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior e Young Riders. Em 2019, a campanha promete ser igualmente bem sucedida.

Técnico da equipe principal de Salto acompanha a competição

Philippe Guerdat, suíço técnico do Time Brasil de Salto medalha de ouro no Pan Lima 2019 e da França na conquista do ouro na Rio 2016, está acompanhando a competição ao lado de Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, e Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Time Brasil e diretor de Salto CBH, Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das categorias de base há mais de 10 anos, instrutores particulares e familiares. Na noite da quarta-feira, 18, jovens talentos, pais, treinadores acompanharam a palestra do bem sucedido técnico que também é pai do atual nº 1 do mundo e campeão olímpico Steve Guerdat.

Semana que vem, Philippe Guerdat, Ronaldo Bittencourt Filho, Pedro Paulo Lacerda, os campeões pan-americanos por equipes Marlon Zanotelli, também ouro individual, Pedro Veniss e Eduardo Menezes vêm para o Internacional Indoor na Sociedade Hípica Paulista, que ao lado da elite do hipismo nacional também contará de diversos representantes da nata jovem do esporte.

Resultado completo e transmissão ao vivo - clique aqui. 

Imprensa CBH

Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br ; 11 99715.9499
Rute Araújo - ruthe.araujo@uol.com.br ; 11 99131.4712

Leia também...
21.08.2025

A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.

19.08.2025

Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.

18.08.2025

Mais esperado evento da temporada 2025 no Brasil e principal em recinto fechado na América do Sul, o Longines São Paulo Horse Show reúne a nata do hipismo brasileiro e convidados do Exterior.

17.08.2025

"Estou muito feliz, o cavalo está vindo em uma crescente. A cada concurso tem saltado melhor e estamos cada vez mais perto do nosso objetivo que é saltar bem os GPs 5 estrelas", destacou o jovem talento João. Também pelo Brasil, Gilberto Sayão da Silva emplacou em 3º no GP1*.