A primeira prova Internacional, a 1.50m, no 90º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro (SP), foi muito bem disputada no início da noite da quinta-feira, 4/9. A prova que valeu como preparatória para o GP Internacional, a 1.60m, no domingo, 7/9, contou com 21 conjuntos entre os quais seis zeraram e quatro efetivamente largaram no desempate idealizado pelo course-designer olímpico Guilherme Jorge. Penúltimo em pista, Raphael Machado Leite com Special Marathon Curiano van Maarle Z zerou em 36s69, batendo a marca do atual campeão pan-americano Stephan Barcha com Chantily JMen, que zerou em 36s35, resultado que lhe garantiu o 2º posto.
A 3ª colocação coube a Charlie Bays com Ninety Stone Pullman, pela África do Sul, percurso limpo, 36s46. Em 4º lugar chegou Stephan, desta feita, com Chevaux Goldfinger, que em ritmo mais cauteloso preparando-se para o GP cruzou a linha de chegada sem faltas, em 36s46. Em mais uma classificação na competição, Damian Ancic, tricampeão argentino e vencedor da prova Internacional a 1.40m em 3/9, com Cadillac emplacou em 5º lugar, duas faltas. Em 6º lugar teve empate entre os dois conjuntos que pouparam seus cavalos no desempate: Raphael, desta feita, com Special Marathon Nina Blue M Secco, que em 24/8 foi vice no GP Longines no 35º Indoor SHP, Juliano Carlos com JP Kriska, 3º no GP Longines.
"Eu monto o Curiano, de propriedade da equipe Special Marthon do Daniel Aguiar, há pouco mais de três meses. Além dele, mais alguns cavalos que vieram da Europa estão me surpreendo pela qualidade e a rapidez que eles se adaptaram aqui comigo. Então já é a segunda vitória com ele, ele ganhou a Copa Ouro no Indoor, agora já subimos de altura e já vencemos de novo. Então é um cavalo que gera bastante expectativa para a equipe inteira", destacou Raphael Machado Leite, 39, paraibano radicado em São Paulo, que também falou sobre sua expectativa para o GP com sua segunda montaria. "A Nina a gente já guardou hoje para estar descansada e bem trabalhada para o GP."
O GP, a 1.60m, no domingo, 6/7, é válido pela 8ª de 11 etapas do ranking brasileiro Senior Top 2025 e seletiva da Liga Sul-americana para a final da Copa do Mundo 2026, no Texas (EUA). Após a 7ª Etapa, o atual campeão pan-americano e cavaleiro olímpico Stephan Barcha estava liderança do ranking com 237 pontos, seguido de perto por Raphael Machado Leite, 231 pontos. A qualificativa do GP também foi válida pelo ranking e, no momento, Stephan e Raphael estão em acirrada disputa. "Estou tentando disputar esse ranking e chegar na frente. É isso: os cavalos estão bem."
Ao todo são 37 as provas, desde 1 a 1.60 metro, com premiação total de 608 mil reais, disputadas em três pistas. Na sexta-feira, 5/9, tem Copa Ouro, 1.40m, que sempre garante momentos eletrizantes. No sábado, 5/8, o GP Internacional, a 1.60m, está agendado para as 18 horas. No domingo, 7/9, o tradicional Clássico, a 1.45m, promete acirradas disputas com premiação de 100 mil reais.
Serviço
90º Aniversário do CHSA
Rua Visconde de Taunay,508
04726-010 - Santo Amaro - SP
Entrada Franca
Informações para imprensa:
Carola May
11 99715.9499 ; imprensa@cbh.org.br
Zé Reynoso, 45, cavaleiro olímpico e recém hexacampeão brasileiro Senior Top, é filho do saudoso José Roberto Reynoso Fernandez, Alfinete (in memoriam), ícone do hipismo brasileiro e mundial, aniversariante em 7/9, dia em que o seu herdeiro coleciona títulos.
Guilherme agora é bi 2019/2025. Stephan Barcha, campeão em 2021, vice e 3º colocado no GP, manteve-se na liderança do ranking brasileiro Senior Top. Neste domingo, 7/9, o Clássico, a 1.45/1.50m, fecha a competição do Clube, fundado em 1935.
Só deu elas. Na Copa Ouro, 1.40m, embora apenas 8 conjuntos entre um total de 62 foi formado por mulheres, o placar top 3 foi das amazonas: neste que é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade. Neste sábado, 7/9, tem GP Internacional, a 1.60m.
Evento em comemoração ao maior clube hípico do país segue até domingo, 7/9. Marcam presença os olímpicos Stephan Barcha, atual campeão pan-americano, e José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que ostenta quatro títulos no GP, ao lado de outras feras, como Raphael Machado Leite e Flávio Grillo.