Nesta sexta-feira, 11/7, foi definida a final por equipes do Campeonato Brasileiro Senior Top (rendimento máximo) e a nova parcial individual na corrida pelo título individual que acontece no domingo, 13/7, a partir das 16h30, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP).
O time de Brasília com Flávio Grillo e Lorentino JMen que fechou a 1ª prova com apenas 1 falta (4 pontos) e zerou a 2ª, Luciana Lossio e Lady Louise JMen, 8 pontos na 1ª e percurso limpo na 2ª, e especialmente vindo da Europa Stephan Barcha e Chevaux Chantilly JMen, sem faltas na largada e oito pontos na 2ª parcial, venceram com 20 pontos perdidos.
O resultado que rendeu o título ao trio Brasília foi ainda mais significativo por ter contado com apenas três conjuntos, ou seja, sem direito a descarte. Em 2019, o time da Capital Federal também foi campeão com apenas três cavaleiros, já em 2021 e 2022 venceu com quatro cavaleiros e agora em 2025, novamente com três. Em 2020 não teve disputa por equipes.
Na equipe de São Paulo, o destaque foi José Roberto Reynoso Fernandez Filho que a exemplo do 1º dia zerou o 2º percurso, garantindo o único duplo zero e liderança individual na competição. Ao lado de Zé Roberto integraram o time de São Paulo Raphael Machado Leite com Special Marathon HST Charlene Império, Ricardo Coelho Junior com Deviana 3 K Marie e Charlie Bays com Ninety Stone Pullman, fechando com 51 pp.
Constantino Scampini, presidente da CBH, ao lado do anfitrião Francisco José Mari, presidente do CHSA, e outros dirigentes prestigiaram a cerimónia de premiação.
Acirrada liderança individual - Zé Roberto, pentacampeão brasileiro senior top 2015/2016/2018/2019/2020, briga pelo hexa. Na vice-liderança tem empate: Francisco Musa, campeão em 2014, e Flávio Grillo, campeão do ranking brasileiro Senior Top 2024, ambos com apenas 4 pontos perdidos. Em 4º lugar três conjuntos viraram para final empatados com oito pontos: o campeão pan-americano Stephan Barcha, bicampeão 2021/2022 e que brilhou em CHIO Aachen na semana passada, está na briga pelo tri brasileiro e Raphael Machado Leite e Luciana Lóssio que podem garantir o 1º título brasileiro Senior Top. Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro Senior Top também é válido pela 6ª de 11 etapas do ranking da categoria.
Em paralelo também está acontecendo o Campeonato Brasileiro de Amadores em cinco categorias que tem suas finais por equipes neste sábado, 12, e as finais individuais no domingo, 13, antecedendo a decisão Senior Top.
Pódio equipes Brasileiro Senior Top
Campeã Federação Hípica de Brasília - 20 pp
Flavio Grillo Araújo / Lorentino JMen - 4/0
Luciana Lossio / Lady Louise JMen - 8/0
Stephan de Freitas Barcha / Chevaux Chantily JMen - 0/8
Vice Federação Paulista de Hipismo - 51 pp
Raphael Machado Leite / Special Marathon HST Charlene Império Egípcio 1/elm
Ricardo Coelho Junior / Deviana 3 K Marie (12/0)
José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Tanagra JMen III (0/0)
Charlie Bays / Ninety Stone Pullman (6/12)
Líderes individuais
1º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Tanagra JMen - FPH - 0 pp
2ºE Francisco Musa / Graphit JMen - FPH - 4pp
2º4 Flávio Grillo / Lorentino JMen - FPH - 4pp
4ºE Stephan Barcha / Chevaux Chantily JMen - FHBR - 8 pp
4ºE Raphael Machado Leite / Special Marathon Nina Blue M Secco - 8 pp
4ºE Luciana Lossio / Lady Louise JMen - 8 pp
Ordens de Entrada, Resultados e Transmissão ao vivo.
Serviço
Campeonato Brasileiro Senior Top e Amadores
Clube Hípico de Santo Amaro - SP
Rua Visconde de Tanauy, 508
Entrada Franca
Informações para imprensa
Carola May
Imprensa CBH whatsapp +55 11 99715.9499
Com participação de amazonas e cavaleiros de 7 países, competição movimenta as trilhas do Haras Albar, em Campinas (SP), de 16 a 20/07
Com nova montaria, a égua Tanagra JMen III, de apenas 10 anos, Zé Roberto garantiu o seu primeiro título brasileiro Senior Top (rendimento máximo) após um hiato de 5 anos. O campeão pan-americano Stephan Barcha, 3º colocado, manteve a liderança do ranking brasileiro da categoria após 6 e 11 etapas.
Após a 1ª parcial do Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão, Stephan Barcha, bicampeão, que veio especialmente da Europa, ao lado Raphael Machado Leite vêm empatados em 1ª lugar. Confira quem foram os últimos 14 campeões.
Somente quatro conjuntos zeraram os três percursos do GP Rolex que distribuiu 1,5 mil euros em premiação, com mais um importante resultado para Stephan Barcha que também garantiu duas vitórias e dois vices no CHIO Aachen, considerado a meca do hipismo mundial.