Neste domingo, 6/7, o Prêmio Mystic Rose 5*, patrocinado pelo Rosa Mystica, renomado criatório brasileiro, que pelo 2º ano patrocinou a disputa no CHIO Aachen, meca do hipismo mundial, teve Brasil no placar. E a vitória foi do Brasil com Yuri Mansur apresentando Clariquada T, égua Holsteiner de 10 anos, que faturou Prêmio Rosa Mystica, a 1.45m, direto ao cronômetro, sem faltas, em 68s83, superando demais 40 conjuntos top mundiais.
"Aachen, sem dúvida alguma dúvida, é o maior concurso do mundo e poder assistir, ´participar e patrocinar esse evento é um grande privilégio não só para o Haras Rosa Mystica, como para todo o Brasil. Isso nos coloca como protagonistas do hipismo mundial!", destaca Nilson Leite, titular do Haras Rosa Mystica, no interior paulista, ao lado de sua família.
Andando na mesma casa decimal, sagrou-se vice-campeão, o holandês Kevin Jochens montando Prada di Costa M, percurso limpo, 68s84. Enquanto a 3ª colocação ficou Rene Dittmer montando Echo vh Gerendal Z, percurso limpo, 71s50, pela Alemanha.
Entre os cavalos criados no Haras Rosa Mystica está a égua fenômeno Miss Blue, nascida no Haras Rosa Mystica e que passou a competir com o nome Miss Blue Saint-Blue Farm, nome da propriedade de Thalita Olsen de Almeida que a adquiriu aos 2 anos de idade. Foi com Yuri que Miss Blue, que Mansur, integrante do Time Brasil em Paris 20204, fez história com vitória nos principais GPs do mundo. Somente em 2025, a dupla venceu o GP5* Rolex, 1.60m, em Roma, em 25/5, o GP5* Fontainebleau, 1.60m, em 25/4, foi 3ª colocada no GP5* Rolex, 1.60m, em s-Hertogenbosh, em 16/5. Em 2024, Yuri e Miss Blue venceu o GP5* de Hamburgo e em 2023 garantiu histórica vitória no GP Turkish Airlines no CHIO Aachen, na Alemanha.
A égua faleceu precocemente, aos 13 anos, em decorrência de uma cólica, em 24/6/2025, e estava habilitada ao GP do Rolex Grand Slam, neste domingo, 6, no CHIO Aachen. E não é por menos, que Yuri ficou visivelmente emocionado ao vencer em Aachen.
Informações para imprensa
Carola May
Imprensa CBH whatsapp +55 11 99715.9499
Com participação de amazonas e cavaleiros de 7 países, competição movimenta as trilhas do Haras Albar, em Campinas (SP), de 16 a 20/07
Com nova montaria, a égua Tanagra JMen III, de apenas 10 anos, Zé Roberto garantiu o seu primeiro título brasileiro Senior Top (rendimento máximo) após um hiato de 5 anos. O campeão pan-americano Stephan Barcha, 3º colocado, manteve a liderança do ranking brasileiro da categoria após 6 e 11 etapas.
José Reynoso lidera a corrida individual pelo título brasileiro Senior Top, seguido por Francisco Musa e Flávio Grillo empatados em 2º, Stephan Barcha, Raphael Machado Leite e Luciana Lóssio empatados em 4º. Domingo, 13, tem decisão individual no Clube Hípico de Santo Amaro.
Após a 1ª parcial do Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão, Stephan Barcha, bicampeão, que veio especialmente da Europa, ao lado Raphael Machado Leite vêm empatados em 1ª lugar. Confira quem foram os últimos 14 campeões.