A noite enluarada e céu estrelado neste sábado, 21/6, formou o cenário perfeito para a emocionante vitória da brasiliense Luciana Lossio no Grande Prêmio, a 1,55m, no 3º Concurso de Salto Nacional 5* Villagemall, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. No dorso de Lady Louise JMen, Luciana foi a mais eficiente nas duas voltas do GP registrando a ótima marca de 53s79 sem faltas no 2º percurso e apenas um derrube no último obstáculo do 1º.
Entraram em pista no 1º percurso, 25 conjuntos para tentar ultrapassar os 13 obstáculos no tempo concedido de 86 segundos no percurso traçado pela course-designer internacional Marina Azevedo. Os 12 melhores habilitaram-se para a 2ª decisiva volta, entre os quais apenas um sem faltas e cinco com quatro pontos (1 derrube). Sagrou-se vice-campeão Raphael Machado Leite, paraibano que defende São Paulo, uma falta na 1ª passagem e percurso limpo na 2ª, em 57s4. Em 3º lugar chegou Juliano Loureiro Carlos apresentando JP Kriska, por São Paulo, dupla que venceu qualificativa do GP em 19/6, que registrou uma falta no percurso inicial e zerou o 2º em 61s58.
"Estou muito feliz. Esta vitória tem um sabor muito especial porque marca o retorno da minha égua aos concursos no Brasil. Ficamos um ano e meio na Europa e Estados Unidos e vencer na Hípica é incrível, aqui sempre me trás sorte", comemorou Luciana, que venceu o GP de Aniversário da SHB, em 2023. “Foi uma prova muito difícil. A primeira volta foi muito delicada e técnica. Exigiu demais dos conjuntos, as linhas estavam em curva, nos desafiando a cada obstáculo. Na 2ª volta, eu tinha que ser precisa e ao mesmo tempo rápida. Felizmente deu tudo certo e aguardei o que o destino me reservava para comemorar’, contou Luciana, que teve direito à fatia de 60 mil reais de um total de 200 mil em jogo.
Participaram da cerimônia de premiação, o anfitrião Antônio Luis Ferreira Mello, presidente da Sociedade Hípica Brasileira, Daniela Kaminitz Peres, do grupo Villagemall, Constantino Scampini, presidente da CBH, Alejandra Fernandez, presidente da Federação Equestre do Rio de Janeiro, Chiquinho Brandão, da Coudelaria Santo Antonio, entre outras personalidades.
Com o resultado, mesmo sem competir no GP, o campeão pan-americano Stephan Barcha manteve-se na liderança do ranking brasileiro Senior Top após 5 de 11 etapas. A próximas duas etapas acontecem no Campeonato Brasileiro Senior Top, no Clube Hípico de Santo Amaro em São Paulo, entre 9 e 13/7, e depois na Sociedade Hípica Paulista no 35º Concurso Internacional e Nacional Indoor, entre 19 e 24/8.
GP Villagemall - 1.55m
Campeã Luciana Lossio / Lady Louise JMen - FHBr - 4/0 - 4/53s79
Vice Raphael Machado Leite / Special Marathon Quastina - FPH - 4/0 - 4/57s40
3º Juliano Loureiro Carlos / JP Kriska - FPH - 4/0 - 4/61s58
4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Tanagra JMen III - FPH - 8/0 - 8/55s70
5º Ricardo Coelho Junior / Deviana 3K - 4/4 - 8/57s80
6º Gabriel Kayan Soares Magalhães / Expecto du Vieux Chateau do Santo Antônio - FHMG - 8/0 - 8/58s12
Informações para imprensa:
Carola May - 11 99715.9499 - imprensa@cbh.org.br
Colaboração: Bernardo Monteiro e Roberta Pinto - Assessoria Villagemall
Com participação de amazonas e cavaleiros de 7 países, competição movimenta as trilhas do Haras Albar, em Campinas (SP), de 16 a 20/07
Com nova montaria, a égua Tanagra JMen III, de apenas 10 anos, Zé Roberto garantiu o seu primeiro título brasileiro Senior Top (rendimento máximo) após um hiato de 5 anos. O campeão pan-americano Stephan Barcha, 3º colocado, manteve a liderança do ranking brasileiro da categoria após 6 e 11 etapas.
José Reynoso lidera a corrida individual pelo título brasileiro Senior Top, seguido por Francisco Musa e Flávio Grillo empatados em 2º, Stephan Barcha, Raphael Machado Leite e Luciana Lóssio empatados em 4º. Domingo, 13, tem decisão individual no Clube Hípico de Santo Amaro.
Após a 1ª parcial do Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão, Stephan Barcha, bicampeão, que veio especialmente da Europa, ao lado Raphael Machado Leite vêm empatados em 1ª lugar. Confira quem foram os últimos 14 campeões.