Nesse domingo, 21/10, o Time Brasil de Concurso Completo de Equitação (CCE) com Luciano Miranda Drubi com Riviera Lu, André Parro montando CDC Super Star, Vinicius Albano com Oportuno do Rincão e Luis Fernando Varanda com Oneron do Rincão conquistou bronze no Sul-Americano de Concurso Completo Equitação - CCIO2* no Club Hípico Militar San Jorge, em Buenos Aires. Com esse resultado, o Brasil garantiu a importante vaga nos Jogos Pan-americanos 2019 em Lima, no Peru, onde também será decidida a qualificação para Toquio 2020.
A Argentina faturou ouro com 217,9 pontos perdidos (pp) o Chile foi prata, 228,4 pp, e o Brasil computou, 286,8 pp. Na disputa individual Ignacio Zone com Remonta San Jorge garantiu ouro pela Argentina, 59,7 pp, o Chile foi prata e bronze com Sergio Iturriaga / Versalles, 68,4 pp, Luis Larrondo / Puerto Octay, 68,9 pp.
Na contagem individual o melhor resultado do Time Brasil ficou com o tenente Luis Fernando Varanda, que fez sua estreia a nível internacional, e montando Oneron do Rincão fechou com apenas 74,8 pp na 7ª colocação. O cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano André Parro com CDC Super Star foi 12º, 104,9 pp, o medalhista pan-americano Luciano Drubi com Riveira Lu, 13º, 107,2 e o capitão Vinicius Albano com Oportuno do Rincão, 19º, 129 pp.
Fato é que com dedicação e muito esforço, a equipe atingiu o grande objetivo de qualificação para os Jogos Pan-americanos 2019. Antes do embarque para Argentina, a equipe cumpriu quarentena e treinou no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) e de lá os cavalos fizeram a viagem até a Argentina, com três paradas para pernoitar. O tenente Varanda, formado em medicina veterinária, acompanhou os cavalos e na Argentina, o veterinário foi o experiente Dudu Limonge.
Jovem talento Lucca Pereira Lima é ouro no CCI1* na Argentina e Marcelo Tosi emplaca na Inglaterra
Paralelamente com o Sul Americano de Concurso Completo Senior - CCIO2* foi disputado um Internacional - CCI1* em que o jovem talento brasileiro Lucca Pereira Lima com Forever faturou a medalha de ouro.
Lucca, de Ribeirão Preto onde treina com o cavaleiro olímpico Guega Fofanoff, e seu Forever fecharam com 76,9 pontos perdidos, resultado que lhe rendeu o título de campeão superando demais 8 oito concorrentes. O vice-campeonato foi do argentino Sebastian Roldan Oliveira com SYL El Amancer Cambeta, 88,4 pontos perdidos. Em 2017 Lucca, representante da nata da nova geração do CCE brasileiro, arrematou o Prêmio Hipismo Brasil como campeão do ranking brasileiro 0.90 metro.
No mesmo final de semana na Inglaterra, o olímpico Marcelo Tosi levou Starbuks 1 ao 3º lugar no CCI1* Bicton Arena International Horse Trials com apenas 28,1 pontos perdidos (pp). O também olímpico Marcio Carvalho Jorge com Safim MCJ foi 19º, 36,2 pp. Marcelo e Marcio integraram o Time Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2018 e vêm preparando novas montarias. Ricky Candy com Joly Jumper foi 38º, - 55,3 pp. Participaram da disputa 54 conjuntos.
Sul-Americano Senior 2018
Campeã Argentina - 217,9 pontos perdidos
Ignacio Zone T / Remonta San Jorge
Javier Rawson / Felicitas Almendro
Juan José Dillon / RS Mandras
Juan Benitez Gallar / JBG Espuelas Atila
Vice Chile - 228,4 pp
Carlos Lobos / Ranco
Luis Larrondo / Puerto Octay
Carlos Villarroel / Quiliano
Sergio Iturriaga / Versalles
3º lugar Brasil - 286,8 pp
Luciano Miranda Drubi / Riviera LU
André Parro / CDC Super Star
Vinicius Albano / Oportuno do Rincão
Luis Fernando Varanda / Oneron do Rincão
4º lugar Uruguai - 326,0 pp
Imprensa CBH
Carola May - imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br ; 11 99715.9499
Rute Araújo - ruthe.araujo@uol.com.br ; 11 99131.4712
Neste domingo, 24, o GP Longines, a 1.60m, encerra o Internacional CSI4*-W Longines São Paulo Horse Show. Diretor geral do COB, Emanuel Rego está acompanhando o principal Concurso em recinto fechado da América do Sul.
A qualificativa do GP, a 1.50/155m, serviu como esquenta para o GP Longines - Troféu Jayme Loureiro Filho, a 1.60m, válido para Final da Copa do Mundo 2026 e 7ª Etapa do ranking brasileiro Senior Top no domingo, 24/8, com 1 milhão de reais em jogo que encerra o 35º Indoor na Hípica Paulista.
A 35ª edição do Indoor na Hípica Paulista segue até domingo, 24/8, com 2 milhões de reais em premiação. Além das provas Internacionais, plataforma de entretenimento é o diferencial.
Com a criação nacional em alta, as provas de Cavalos Novos mais uma vez apontam para qualidade do cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). José Roberto Reynoso, candidato ao penta no GP Internacional, venceu a série 7 anos com o BH Cornetino JMen.